Mostra Godzilla apresenta a trajetória do monstro japonês nos cinemas

Danilo de Oliveira
7 Min de Leitura

Godzilla, o lendário monstro do cinema japonês completa neste ano 65 anos. Criado por Tomoyuki Tanaka, produtor da Toho Pictures, foi inspirado no filme norte-americano O monstro do mar (Beast from 20.000 fathoms, de 1953). A criatura fazia também uma alusão ao medo das armas nucleares. Para o projeto visual e efeitos especiais, foi convocado o brilhante técnico Eiji Tsuburaya, que, anos mais tarde, organizaria o estúdio Tsuburaya Productions. O diretor foi Inoshiro Honda, célebre diretor de filmes-catástrofe, além de assistente e amigo pessoal de Akira Kurosawa. O nome original da película e da criatura, Gojira, é a junção de gorilla e kujira(baleia, em japonês). Destruindo o Japão, filme após filme, sozinho ou lutando com outras criaturas, Godzilla foi se enraizando na cultura pop mundial. Considerado o primeiro monstro que deu origem ao gênero kaiju, gênero dedicado aos monstros gigantes, o monstro atômico, alem de dezenas de filmes, teve animações, jogos e adaptações para o mercado americano, tendo duas adaptações feitas por estúdios estadunidenses (1999 e 2014) e uma terceira produção que estreará 30 de maio.

Pensando em homenagear a trajetória do monstro mais famoso do oriente, os grupos Mega Hero, Cine Horror e Cinesia Geek uniram forças para exibirem uma retrospectiva abrangendo filmes relevantes na franquia, e que servem como referencia para os novos fãs assistirem o novo filme. A mostra está programada para os dias 10, 13, 14 e 15 de maio, com duas sessões diárias, 15:00 e 17:00. Para o dia 11, a partir das 15:00, está programada um debate sobre a trajetória da criatura, sua relevância na cultura pop mundial, curiosidades e sua influencia em outras produções.

MOSTRA DE CINEMA GODZILLA – REI DOS MONSTROS:

Sobre os filmes:

Dia 10/05 – 15:00

Godzilla (Gojira, Japão, 1954)
Direção: Ishirō Honda
Roteiro: Ishirō Honda, Takeo Murata
Elenco: Akira Takarada, Momoko Kōchi, Akihiko Hirata, Takashi Shimura.
Duração: 98 minutos
Sinopse: Devido aos testes nucleares realizados pelos Estados Unidos, um gigantesco réptil de em torno de 50 metros de altura é revivido. Além do tamanho e força, a fera possui um sopro radioativo mortal e destruidor que usa para atacar a cidade de Tóquio, dizimando tudo o que encontra pela frente em uma fúria mortal.

Dia 10/05 – 17:00

Godzilla contra o Monstro do Mal (Gojira vs. Kingu Gidorâ, Japão, 1991)
Direção: Kazuki Ohmori
Roteiro: Kazuki Ohmori
Elenco: Kosuke Toyohara, Anna Nakagawa, Megumi Odaka.
Duração: 103 minutos
Sinopse: Quando um OVNI pousa no Japão e seus tripulantes alegam vir de um futuro onde o país foi destruído por Godzilla, um grupo de pesquisadores junta-se a eles em uma viagem ao passado para evitar o surgimento do monstro. Mas isso acaba por trazer à vida um ser ainda mais terrível, King Ghidorah, e apenas o próprio Godzilla é capaz de enfrentá-lo.

Dia 13/05 – 15:00

Godzilla VS Mothra (Gojira vs. Mosura, Japão, 1992)
Direção: Takao Okawara
Roteiro: Kazuki Ohmori
Elenco: Tetsuya Bessho, Satomi Kobayashi, Takehiro Murata.
Duração: 102 minutos
Sinopse: Godzilla está de volta com sede de destruição. Como de outras vezes, Tóquio é o alvo de sua fúria. Mas, novamente surge um outro monstro com capacidade de desafiar Godzilla, um gigante chamado Mothra e, os dois vão realizar um combate de proporções épicas.

Dia 13/05 – 17:00

Godzilla vs Destroyer (Gojira vs. Desutoroiâ, Japão, 1995)
Direção: Takao Okawara
Roteiro: Kazuki Ohmori
Elenco: Takurô Tatsumi, Yôko Ishino, Yasufumi Hayashi.
Duração: 103 minutos
Sinopse: Godzilla está esquentando e sua energia nuclear está à beira de explodir. Quando as forças da Terra tentam congelar Godzilla, outro monstro acidentalmente emerge: Destoroyah. Podem as forças da Terra parar estas duas bestas antes que haja um colapso monstruoso?

Dia 14/05 – 15:00

Godzilla (EUA/Japão, 1998)
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Dean Devlin, Roland Emmerich.
Elenco: Matthew Broderick, Jean Reno, Maria Pitillo, Hank Azaria.
Duração: 139 minutos
Sinopse: No mar do Japão, barcos pesqueiros começam a ser atacados por uma criatura monstruosa e desconhecida. É o gigantesco lagarto Godzilla, que faz sua morada em Nova Iorque, espalhando medo e destruição. A prefeitura evacua a cidade e convoca a ajuda de cientistas, como Nick Tatopoulos (Matthew Broderick). Ele de um lado e agentes secretos franceses chefiados por Philippe Roche (Jean Reno) fazem a linha de frente no combate a esta fera de temíveis proporções.

Dia 14/05 – 17:00

Godzilla 2000 (Gojira ni-sen mireniamu, Japão, 1999)
Direção: Takao Okawara
Roteiro: Hiroshi Kashiwabara, Wataru Mimura
Elenco: Takehiro Murata, Hiroshi Abe, Naomi Nishida.
Duração: 99 minutos
Sinopse: Um OVNI se transforma em um enorme monstro alienígena com impressionantes poderes destrutivos, trazendo de volta o rei de todos os monstros, mais poderoso e destruidor do que nunca.

Dia 15/05 – 15:00

Godzilla – Batalha Final (Gojira: Fainaru uôzu, Japão, 2004)
Direção: Ryûhei Kitamura
Roteiro: Isao Kiriyama, Ryûhei Kitamura.
Elenco: Masahiro Matsuoka, Rei Kikukawa, Don Frye.
Duração: 125 minutos
Sinopse: O monstro espacial chamado Xilians, desencadeia um ataque à Terra com vários monstro tentando devastar a maioria das principais cidades do mundo , incluindo Tóquio, New York, Sydney , Xangai e Paris . Cabe a Godzilla e com a força Tarefa de Defesa da Terra derrotar os monstros e alienígenas e mundo do seu extermínio.

Dia 15/05 – 17:00

Godzilla (EUA, Japão, 2014)
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Max Borenstein, Dave Callaham
Elenco: Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen, Bryan Cranston.
Duração: 123 minutos
Sinopse: Um especialista em bombas da marinha americana acaba de se reunir com a família em São Francisco, Estados Unidos, quando é forçado a ir para o Japão para ajudar seu pai. Logo, os dois se deparam com um grande acontecimento: Godzilla, o rei dos monstros, surge do mar para combater criaturas inimigas. Em uma luta pela supremacia, os monstros ameaçam a sobrevivência da humanidade. Por onde passam, deixam um rastro de destruição, rumo ao local da batalha final: São Francisco.

Serviço:

MOSTRA GODZILLA  – 10, 11, 13, 14 e 15 de maio, na Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris – Fone: 3116-8120).
Horário: Sessões as 15:00 e 17:00. Entrada franca.
Realização: Mega Hero, Cine Horror e Cinesia Geek.
Apoio: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS).

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *