O primeiro gameplay de Mortal Kombat 1 foi revelado nesta quinta-feira (8). Durante as lutas exibidas, é possível ver o sistema de assistência, que conta com personagens de diferentes eras da franquia.
Além disso, os icônicos fatalities e brutalities são mostrados, revelando instantes de violência em seu mais puro estado. Confira acima.
Por incrível que pareça, será possível encerrar as lutas com Fatalities ou Brutalities dos Kameo Fighters. Ou seja, os personagens de assistência poderão invadir a tela e finalizar inimigos, de forma que, ao final da luta, tanto o personagem principal quanto o de assistência aparecem na tela de finalização.
Diferente de tudo o que já foi mostrado na franquia Mortal Kombat, o novo jogo permitirá que jogadores escolham personagens de assistência, que são os chamados Kameo Fighters, para estender combos — no maior estilo Dragon Ball FighterZ, Marvel vs. Capcom e tantos outros jogos de luta.
Os Kameos, não podem ser desativados e são obrigatórios em todos os modos de jogo. Eles estão habilitados para uso em fatalities, brutalities, combos e mais golpes — ou simplesmente para fugir do aperto em situações mais delicadas.
Para ativá-los, basta apertar o botão “R1” a qualquer momento, após o tempo de cooldown. Eles são representados por um medidor adicional, onde novos comandos de luta ocorrem a partir dos níveis na barra. Dependendo do posicionamento do jogador e das escolhas, ações distintas ocorrem com o suporte.
Nesse aspecto, Mortal Kombat 1 ganha mais contornos em complexidade. Jogadores novatos podem enfrentar resistências para executar combos com a nova mecânica. Enquanto isso, veteranos serão forçados a mudar suas estratégias de acordo com incontáveis situações nas partidas.
O elenco de Kameo Fighters será separado do elenco principal. Até existirão, sim, alguns casos nos quais os personagens convidados também existirão como personagens jogáveis, mas não será a regra. Inclusive, os Kameo Fighters confirmados incluem Jax, Kano e Sonya Blade. Kenshi foi confirmado como um personagem jogável. O elenco em si já havia revelado nomes como Scorpion, Sub-Zero, Liu Kang, Raiden, Kung Lao, Kitana, Mileena e Shang Tsung.
Com o fim de Mortal Kombat 11, o universo que existia até então foi reconstruído. Agora, Liu Kang é o Deus do Fogo e o responsável pela construção de uma realidade completamente nova.
Em um contexto inédito, personagens terão relações diferentes uns com os outros. Ao que tudo indica, com base no primeiro trailer de gameplay, Scorpion e Sub-Zero não serão rivais no início da história, por exemplo.
O criador do jogo, Ed Boon, falou sobre tudo isso em entrevista ao GameSpot durante o Summer Game Fest 2023. Segundo ele, esta será uma ótima oportunidade para os fãs serem “reapresentados” aos seus kombatentes preferidos.
“Não queríamos ter personagens novos, porque todo mundo quer ver Sub-Zero, Scorpion, Liu Kang… Por isso, achamos que a melhor forma era criar uma nova história. Todos eles serão apresentados novamente, com novas características, relacionamentos e tudo mais. Serão os personagens que você conhece, e ama, mas de uma maneira completamente diferente”, disse.
Outro ponto bastante questionado pelos jogadores a cada edição de MK é a questão dos personagens convidados. Só que não é simples assim trazer gente diferente para o elenco.
“Não é só achar um personagem legal e botar no jogo. Tem vários requisitos que precisamos preencher para ter essas colaborações. Nós estamos sempre explorando essas possibilidades. Algumas dão certo, outras não, mas é um processo, e sempre estamos de olho”, disse.
Obviamente, há uma parcela da comunidade questionando o novo sistema de Kameo – que consiste, basicamente, em ter outro lutador “ajudando” você na batalha. Para o produtor, isso é normal. E ele acredita que, no fim das contas, vai ser positivo para Mortal Kombat 1.
“Sempre que você adiciona uma mecânica nova, há muita desconfiança. O Kameo começou bem diferente, com recursos individuais de cada lutador, como um drone pra Sonya, por exemplo. Mas eu queria ter mais uma relação com nossos jogos antigos, e isso acabou se transformando em lutadores vindo te ajudar. Mortal Kombat tem cerca de 100 lutadores dos quais podemos nos alimentar, e por isso fizemos dois elencos, de kombatentes e kameo”, destacou Boon, que frisou ainda a importância de ser uma mecânica simples.
Mortal Kombat 1 será lançado em 19 de setembro para PS5, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.