Nos últimos anos, as mulheres tem marcado bastante presença na espionagem nos cinemas.Seja Charlize Theron em Atômica, Melissa McCarthy na comédia A Espiã que Sabia de Menos, sempre foi feito um distanciamento gradual da visão masculina que há tempos ditava produções do gênero – mesmo essas que acabei de citar são dirigidas e/ou escritas por homens.
A bola da vez agora é Meu Ex é um Espião,que dessa vez, vai além do elenco, não só trazendo Mila Kunis e Kate McKinnon como sua dupla de protagonistas mas também trazendo a diretora e roteirista Susanna Fogel para comandar a aventura.
Como sugere o título, é o ex de Audrey (Mila Kunis) que as coloca numa fria, depois de terminar com a namorada por mensagem de texto enquanto escapava de tiros e improvisava bombas num microondas na Lituânia.
Justo quando pensava estar livre dele, Audrey e sua melhor amiga Morgan (Kate Mckinnon) são surpreendidas por uma invasão domiciliar, assassinatos a sangue frio e mensagens cifradas de agentes interessados num misterioso pendrive. A partir daí, será como se estivéssemos vendo um Missão Impossível pelos olhos de duas pessoas comuns, que expõem com descrença e senso de humor o absurdo inerente a essas franquias de ação.
Se a trama como na maioria das comédias é simplista, a sua execução tem méritos devido a química de suas protagonista que junto com piadas bem sacada, fazem o ritmo fluir gostosamente. Kunis apresenta um humor mais contido e pé-no-chão, enquanto McKinnon,uma metralhadora ao falar, é mais teatral, exagerada, “excessiva” provocando risos a todo momento que entra em cena.
Outro mérito do filme,é passar uma ideia de sororidade relevante e cômica dentro da sua proposta ao afirmar que amigas defenderão umas às outras mesmo que elas as façam passar vergonha.Isso soma ainda mais pontos a uma obra que também se destaca por permitir que suas protagonistas sejam engraçadas sem que sua aparência faça parte da piada. A diretora sabe disso, e faz se entender por que os diálogos e figurinos soam tão naturais.
Brincando com alguns esteriótipos como a vilã russa robótica sem sobrancelhas e o agente bonitão pra auxiliar as personagens, Meu ex é um espião é um filme divertido e agradável a todos os públicos, seja você um fã de filmes de ação ou de comédia.