Missão Madrinha de Casamento, Se Beber Não Case , A Viagem das Garotas. O que todas essas comédias têm em comum? Com certeza elas podem ser frutos de inspiração para nova produção do gênero em 2023 que entrega altas gargalhadas e momentos impagáveis de engraçadas, Loucas em Apuros.
O longa dirigido pela estreante Adele Lim ( que foi roteirista da também ótima comédia Podres de Rico) reúne em um elenco representativo, uma história que mesmo clichê, consegue se sobressair com seu texto e boa interação do seu elenco.
Na trama temos Audrey (Ashley Park) preste a se tornar sócia na firma onde trabalha há anos, a sempre dedicada e ambiciosa advogada tem apenas um obstáculo até sua promoção: fechar negócio com uma empresa chinesa. Tratando-se de uma jovem sino-americana — e a única funcionária não-branca do escritório —, ela é a escolha lógica do seu chefe “desconstruído” (Timothy Simons). No entanto, Audrey não sabe muito sobre a cultura do seu cliente, nem mesmo seu idioma, já que foi adotada por um casal branco e foi para os Estados Unidos ainda bebê. Na realidade, ela cresceu acostumada a não se sentir parte propriamente de nenhum grupo, encontrando acolhimento de fato na melhor amiga Lolo (Sherry Cola) que, como filha de imigrantes, também entende o que é estar entre dois mundos.
Por isso, a protagonista confia na amiga a missão de traduzir as reuniões com o cliente — e, no papel, o plano tinha tudo para dar certo. Mas quando Lolo chama sua prima peculiar Olho de Peixe Morto (Sabrina Wu) e Audrey aproveita a excursão para encontrar com a colega de faculdade e estrelinha Kat (Stephanie Hsu), fica evidente que o grupo que formaram não só é disfuncional, como não fechar o acordo pode ser a menor das dores de cabeça de Audrey.
A pegada do roteiro como já disse acima, lembra muito a estrutura dos A Viagem das Garotas e Missão Madrinha de Casamento juntamente com Se Beber Não Case, seguindo no melhor estilo road trip movie, onde elas irão se meter em diversas confusões e com isso gargalhamos com cenas insanas.
A direção de Adele é bem concisa e casa todas as peripécias que o grupo se mete, se utilizando bem da fotografia local asiática, onde na China tem contrastes mais saturados, enquanto na Coréia do Sul são mais cheios de cores.
Por mais que seu terceiro ato seja bem clichê por sabermos mais ou menos como a maioria das comédias desse estilo termina, tudo é feito de forma convincente e nada soa exagerado ou fora da curva.
O elenco também é outro ponto a destacar. Ashley Park e Sherry Cola são o coração da produção. A relação entre suas personagens são o fio condutor da narrativa, que aborda questões como família, identidade, sexo e amizade de modo bastante objetivo. As coadjuvantes Stephanie Hsu e a estreante Sabrina Wu brilhem e roubem algumas cenas com sacadas geniais.
Loucas em Apuros mesmo trazendo a fórmula de bolo pronto de muitas comédias do gênero é hilária ao extremo, mas também tem coração para abordar temas como família, identidade e amizade de modo honesto e sem firulas. É muita diversão para o final de semana nas telonas!