A Legendary Pictures, responsável pelos filmes Duna e Godzilla vs. Kong, irá questionar a decisão da Warner Bros. de lançar os filmes simultaneamente no HBO Max e nos cinemas.
De acordo com o Deadline, a produtora só soube da decisão da Warner 30 minutos antes do anúncio oficial ser feito e não ficou satisfeita com tal forma de lançamento, e caso não consiga chegar a um acordo com a Warner, pode decidir por processar a distribuidora.
A Legendary é responsável pela maior parte do financiamento dos dois filmes, cerca de 75% do orçamento, enquanto a Warner é responsável pelo restante, e detém os direitos de distribuição. Recentemente, foi divulgado que a Netflix teria interesse em adquirir “Godzilla vs. Kong” por US$ 200 milhões, acordo que teria sido bloqueado pela Warner. No entanto, o estúdio só teria direitos de distribuição nos cinemas, e a decisão de lançá-lo simultaneamente no HBO Max pode qualificar como quebra de contrato com a Legendary, caso uma negociação pela compra total do filme não seja feita. Assim, a produtora poderia abrir um processo.
O caso de “Duna” é o mesmo, com a diferença de que em nenhum momento o filme teria sido planejado ou cogitado para ser vendido a streaming. A adaptação do romance de Frank Herbert dirigida por Denis Villeneuve foi feita para as telonas, e o cineasta estaria muito decepcionado com a decisão da Warner, assim como vários outros envolvidos com a produção.
Godzilla vs. Kong é a quarta entrada do Universo Monstro da Legendary, seguindo ‘Godzilla’, ‘Kong: Ilha da Caveira’ e ‘Godzilla II: Rei dos Monstros’, e está agendado para lançamento no dia 21 de maio de 2021.
Duna, por sua vez, é a aguardada adaptação comandada por Denis Villeneuve que trará para as telas nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Jason Momoa, Dave Bautista e outros. O filme tem estreia marcada para o dia 01 de outubro de 2021.
A Warner Bros. anunciou recentemente que todos os filmes de seu catálogo programados para 2021 serão lançados ao mesmo tempo no cinema e no HBO Max.