Em Lamborghini – O Homem por Trás da Lenda, conhecemos a história de Ferruccio Lamborghini (Frank Grillo), fundador de uma das mais emblemáticas marcas do mundo automobilístico. Filho de agricultores, foi em 1948 que, aproveitando o seu gosto pela mecânica e as transformações ocorridas no pós-guerra, criou a Lamborghini Trattori, uma marca popular na época por seus excelentes equipamentos agrícolas… Até que os problemas constantes das embreagens de seus carros Ferrari, seguida de uma breve discussão com o próprio Enzo Ferrari (Gabriel Byrne), Ferruccio decide fabricar os próprios carros.
- Assassinos da Lua das Flores | Martin Scorcese entrega mais um espetáculo de assistir!
- Metal Gear Solid Delta: Snake Eater ganha trailer de gameplay
Chanel (Coco antes de Chanel, 2009), Facebook (A Rede Social, 2010), Disney (Walt antes do Mickey, 2014), Apple (Steve Jobs, 2015), McDonalds (Fome de Poder, 2016), Gucci (Casa Gucci, 2021), Tetris (Tetris, 2023)… O número de filmes que contam – com pouca ou muita fidelidade – a história de marcas consagradas tem crescido nos últimos anos e o modelo parece ainda não ter se esgotado.
E após o filme Ford vs Ferrari, de 2019, foi a vez da Lamborghini ter sua história contada desde a época em que ter uma fábrica de automóveis era apenas um sonho para Ferruccio Lamborghini. Passamos pela primeira chapa com o logo de seu sobrenome, o primeiro trator, a primeira logo com o touro – e de onde veio essa inspiração! -, o primeiro carro Gran Turismo… E claro, a conhecida rixa que ele teria com o Enzo Ferrari, fundador da Ferrari.
O longa acerta em cheio ao contar a história desde o início, mas sem se demorar demais, fazendo com que o filme corra no tempo certo, com o roteiro focado em Ferruccio, seus erros, acertos e desejo irrefreável de ser o melhor naquilo que sua fábrica sabe fazer. Não haver nada de “novo” na história pode ser algo que quem está assistindo perceba rapidamente, mas há um ponto a se considerar fortemente sobre isso: é a história de uma pessoa, um empresário que, assim como muitos outros, alavancou naquele momento pós-guerra, com uma personalidade focada que o faz repetir os já conhecidos erros: negligência familiar, falta de pudor e uma incômoda necessidade de conseguir o que quer.
Existe tal estereótipo de personagem, porque há muito disso na vida real para se inspirar. Então, quando a sequência de acontecimentos da vida de Ferruccio segue um curso tão esperado que vamos sussurrando o que vai acontecer na cena seguinte sem nem mesmo ter visto o filme antes, não ache tão estranho: são pessoas sendo pessoas.
E vale lembrar: a produção foi inspirada na biografia oficial de seu fundador, Ferruccio Lamborghini, the official story, escrita pelo seu próprio filho, Tonino Lamborghini, mas não teve qualquer envolvimento da família.
O filme não chega a ser chato, mas é previsível dada a sua natureza. A atuação de Frank Grillo está crível e a fotografia é absolutamente belíssima, assim como a edição do filme, com tudo dosado muito bem para não sentirmos grande diferença entre as mudanças de tom com o passar das décadas da vida do protagonista, mas diferente o suficiente para sentirmos que naquele momento estamos em outra fase.
Entre os momentos mais empolgantes, com certeza estão os encontros espinhosos com Enzo Ferrari e chega a ser quase engraçado assistir o patriarca da Lamborghini amuado diante de Enzo Ferrari, principalmente por sabermos o poder e a grandeza de ambas as marcas hoje. Os carros esportivos da Lamborghini nascem por dois grandes motivos: fabricar um carro que não tenha os problemas recorrentes da Ferrari – Ferruccio diz ter sete Ferraris, então ele sabe do que está falando -, e mostrar para Enzo Ferrari como fazer um carro bom de verdade.
Entre os modelos de carros que aparecem no filme, o destaque vai primeiro para a Lamborghini 350 GT (ao qual acompanhamos a criação do papel até o lançamento em Genebra) e o Miura. Para além desse, há ainda o Countatch da marca do touro, e as Ferrari 250 GT California, 500 Super Fast e Mondial.
Lamborghini – O Homem por Trás da Lenda é um filme com poucas novidades cinematográficas, história ou roteiro, mas vale muito como cinebiografia e para os fãs de histórias de origem, pois entrega o que propõe e não enrola em sua proposta. O filme estreia com exclusividade no dia 30 de outubro no canal Adrenalina Pura, disponível na Apple TV, Prime Video e Claro TV.