A comédia nacional nos últimos anos virou 8 ou 80. Mesmo com vários comediantes na TV e na internet nem sempre um longa do gênero é algo fora de série. O falecido Paulo Gustavo era um desses que fazia rir massas com seu humor.
Lá Situación, novo produção nacional, aposta em alguns esteriótipos do humor pra emplacar. Pode não ser nenhuma obra incrível, mas ao menos não é um conjunto de esquete de programa global e irá divertir quem se levar pelas as confusões de suas protagonistas.
Na trama, conhecemos Ana (Natália Lage), uma mulher bastante infeliz tanto no pessoal quanto profissional que não vê muitas saídas para uma necessária rápida mudança em sua vida. Sua prima por parte de pai, a excêntrica Yovanka (Thati Lopes), pra completar, ainda insiste em passar mais alguns dias no apartamento dela. Certo dia, Ana recebe um aviso dizendo ser herdeira de terras na Argentina. Sem pensar duas vezes, ela embarca em uma road trip com Yovanka e a melhor amiga Letícia (Júlia Rabello), essa última uma mãe de três, consumida pela rotina e com o relacionamento um pouco estremecido com o marido.
A busca por uma inusitada herança se torna o pontapé inicial dessa trama que embarca em somatório de eventos que se seguem sem reviravoltas impactantes e sim mirabolantes.
O roteiro, escrito pela dupla Carolina Castro e Natália Klein, é um emaranhado de situações confusas que só se saem bem devido ao seu elenco em principal Júlia Rabello que rouba cena toda vez que surge. Sendo uma mãe de 3 filhos consumida pela rotina e com o relacionamento um pouco estremecido com o marido, seu personagem junto do timming cômico da atriz é um poço de camada associativas com a realidade, uma mulher que enxerga a road trip como um momento de relaxar ao menos uma vez da sua rotina.
A idéia central do roteiro que é a busca pelas tais terras é o só o fio de apoio para a sequência de perrengues que elas vão ter e que claro, precisa de uma grande suspensão da descrença do espectador pra embarcar. Tudo acontece muito rápido, e as sucessões de acontecimentos acabam não sendo devidamente desenvolvidas, isso acaba deixando que as interações cômicas sejam o grande tapa buraco do roteiro, juntamente como descrito acima suspensão da descrença.
Natália Lage funciona como a protagonista global de produções nacionais, sendo operacional. Já Thati Lopes é o esteriótipos da louca e maconheira que muitas produções adoram trazer. Acaba gerando bons momentos principalmente com Rabello, mas na maioria das vezes forçada.
Pra finalizar, La Situación, é uma comédia Deus nos acuda em sua montagem e roteiro que pode agradar quem está apenas pra descontrair com uma louca road trip.