Os fãs de Kamen Rider Black podem ficar aliviados. Em um comunicado divulgado em sua página no Instagram, a Sato Company informou que os problemas envolvendo a dublagem da série foram resolvidos e que ela poderá ser viabilizada novamente.
Ver essa foto no Instagram
“Nós, Elcio Sodré e Sato Company, informamos que chegamos a um acordo para viabilizar a exibição de Black Kamen Rider dublado, série que encontra um lugar especial na memória afetiva de todos os fãs de tokusatsu“.
O comunicado ainda afirma que “imbuídos do espírito de respeito aos fãs e aos direitos autorais dos dubladores (os direitos dos demais profissionais estão sendo regularizados pela Sato Company), esforçamo-nos e cedemos mutuamente para que a obra possa ser apreciada pelo público em geral“.
No ano passado, Kamen Rider Black foi retirada da Band. Ao site Na Telinha, o presidente da empresa Nelson Sato esclareceu que se tratava de um problema relacionado à dublagem, e que Kamen Rider Black poderia “voltar ou não, se não der acordo“.
Na época, o dublador Élcio Sodré se manifestou em suas redes sociais. O responsável pela voz do protagonista Isamu Minami explicou que a veiculação de qualquer mídia exige a autorização preliminar do titular da voz, mas que em momento algum teriam ido conversar com ele para negociar o contrato de cessão de direitos de autor, conforme exige a lei. “Continuo aguardando e torcendo para tudo acabar bem e como deve acabar numa negociação entre pessoas corretas: dentro da lei“, encerrou.
A Sato Company também divulgou uma nota explicando o caso. Dividida em vários pontos, a nota de esclarecimento explicava que a retirada de Kamen Rider Black foi ato de um dublador que teria se negado a assinar o contrato de cessão de voz, e que a equipe estava realizando estudos para levantar a quantidade de horas do dublador na produção.