O Instagram anunciou nesta terça-feira (30), durante a conferência F8, realizada anualmente pelo Facebook em São Francisco, na Califórnia, que está trabalhando no desenvolvimento de novas ferramentas para melhorar a experiência dos seus usuários no aplicativo.
A primeira novidade do Instagram é um aperfeiçoamento do design da câmera que você usa para capturar e compartilhar os seus Stories. A novidade deve ser apresentada oficialmente nas próximas semanas.
Segundo a empresa, essa mudança virá acompanhada de um novo Modo de Criação , através do qual os usuários terão maior liberdade e facilidade para editar e compartilhar suas fotos e vídeos com GIFs, filtros e figurinhas.
Já a segunda novidade do aplicativo é um pouco mais robusta, e entrará em fase de testes na semana que vem. A expansão do ” mercado ” do Insta permitirá que os usuários comprem exatamente os produtos que seus influenciadores favoritos estiverem usando nas postagens.
De acordo com a empresa, o recurso – que era disponibilizado apenas para as marcas dos produtos e para perfis comerciais – será entregue também a um grupo seleto de figuras públicas como atletas, artistas, criadores de conteúdo e até mesmo a alguns veículos de comunicação.
Alguns dos nomes mencionados pela rede social são Kim Kardashian, Kylie Jenner, GQ, Vogue, Gigi Hadid e a brasileira Camila Coelho, entre outros. A ferramenta funcionará apenas com produtos de marcas que usam o recurso de checkout do aplicativo atualmente.
Outra novidade,segundo informações da agência de notícias O Globo , com o objetivo de reduzir a pressão pela busca de likes, o Facebook também anunciou na conferência que está testando o fim da contagem de curtidas no Instagram . Com a mudança, os donos das contas continuam sabendo o número de curtidas, mas ele não é exposto publicamente.
Segundo Adam Mosseri, vice-presidente de Conteúdo do Instagram, a ideia é colocar o conteúdo em primeiro lugar, não a popularidade.
Esse assunto já tinha tomado conta das redes sociais recentemente, quando o boato sobre o teste do fim dos likes surgiu , dividindo opniões. Na época, a assessoria de imprensa do Instagram, por meio de comunicado, disse à reportagem que não estava testando tal função, mas que “está sempre pensando em como melhorar a forma como as pessoas interagem”.