Hayao Miyazaki vai deixar de vez a aposentadoria. Durante a exibição de um especial na TV japonesa intitulado Owaranai Hito Miyazaki Hayao, cuja tradução livre seria O Homem que Não Acabou: Hayao Miyazaki, foi revelado que o diretor, não satisfeito com o curta que comanda para o Ghibli, decidiu propor um longa-metragem para o estúdio (via Anime News Network).
O estúdio ainda não deu o sinal verde para a proposta e não foram revelados detalhes da trama. A previsão é que o filme fique pronto em 5 anos, mas a ideia inicial era programar o lançamento para as Olimpíadas de Tóquio. Enquanto espera a aprovação do Ghibli, o cineasta já trabalha nos storyboards de 100 cenas.
Já o curta Kemushi no Boro (Boro the Caterpillar) deve ficar pronto no próximo ano e ficará disponível apenas no Museu Ghibli. Em setembro, foi noticiado que o produtor Toshio Suzuki, do Studio Ghibli, afirmava que The Red Turtle, animação recente feita em parceria com o estúdio, fez o que Hayao Miyazaki começasse a repensar sua aposentadoria.
Suzuki disse que Miyazaki assistiu ao longa e afirmou que gostaria de voltar para trabalhar com aquela equipe, quando o produtor o lembrou da aposentadoria, anunciada em 2013. Suzuki ressaltou que eram apenas pensamentos, mas que o diretor não estava considerando nada seriamente.