‘O governo idealiza criar uma especie “Netflix brasileira“, na qual contará com 30 mil títulos disponibilizados pela Cinemateca Brasileira, conteúdos da rede pública de televisão, e filmes de baixo orçamento. O Governo brasileiro propõe-se a investir 10 milhões de reais no projeto.
O serviço de streaming reunirá além dos grandes sucessos do cinema nacional, filmes que dificilmente são encontrados e séries brasileiras. Os 10 milhões de reais serão para implementação do projeto, os valores monetários serão maiores no futuro, considerando a manutenção e ampliação do serviço.
Segundo o jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, a ideia do projeto é não somente estar na internet, mas também através de sinal UHF, redes P2P e CDN. Os usuários poderão acessar o catálogo através de sua televisão, usando um receptor próprio. A “Netflix brasileira” deverá incluir também conteúdos dos países integrantes da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).
“A ideia é criar uma plataforma pública de vídeo por demanda para devolver esse acervo da memória brasileira para o cidadão, para as escolas e para a rede pública de televisão”, afirmou o Secretário do Audiovisual, Paulo Roberto Ribeiro, citado no portal UOL.
Na fase de implantação, a “Netflix brasileira” será gratuita. O Governo planeja entregar 12 milhões de receptores as famílias inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único para programas Sociais, para que o acesso à plataforma seja possível após o desligamento do sinal analógico em todo o Brasil.