Globo de Ouro 2021 | Confira os vencedores da premiação

Danilo de Oliveira
8 Min de Leitura
Reprodução

Em uma noite que tinha tudo para ser das menos memoráveis na história das premiações hollywoodianas, em que a falta de uma plateia cheia para rir das piadas se fez muito sentida, um tema dominou o Globo de Ouro 2021: diversidade – ou a falta dela.

As discussões começaram antes mesmo da premiação, na sexta-feira (26), quando inúmeras estrelas se juntaram ao movimento Time’s Up para apontar o fato de que a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) não tem nenhum membro negro entre os 87 jornalistas associados – há 20 anos. Nomes como Jennifer Aniston, Ava DuVernay, Judd Apatow, Kerry Washington, J.J. Abrams, Damon Lindelof e Shonda Rhimes apontaram em suas redes este fato e também a ausência de histórias negras entre os indicados a melhor filme, em um ano que teve filmes como Destacamento BloodJudas e o Messias NegroA Voz Suprema do Blues e Uma Noite em Miami.

O tema seguiu abordado logo no discurso de abertura das apresentadoras Amy Poehler e Tina Fey (que comandaram a festa de Los Angeles e Nova York, respectivamente, numa adaptação para tempos de pandemia).

“Olha, um monte de lixo chamativo foi indicado. Isso acontece, é o que eles fazem. Mas muitos atores negros e projetos centrados em histórias negras foram ignorados”, apontou Poehler. Fey completou dizendo que premiações são “estúpidas”, mas que “mesmo com coisas estúpidas, inclusão importa, e não há membros negros na Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Eu entendo, talvez vocês não tenham recebido o memorando porque seu escritório fica nos fundos de um McDonald’s francês, mas vocês têm que mudar isso”.

As discussões sobre diversidade quase ofuscaram o fato de que a Netflix manteve o domínio que havia conquistado em número de indicações e saiu com nove troféus, puxados pelos quatro de The Crown, que levou todas as categorias em que concorreu – melhor série de drama, melhor atriz de drama (Emma Corrin), melhor ator de drama (Josh O’Connor) e melhor atriz coadjuvante de TV (Gillian Anderson).

Se entre os filmes de drama o destaque foi NomadlandBorat: Fita de Cinema Seguinte, da Amazon Prime Video, se saiu bem do lado das comédias e musicais, ficando com o troféu de melhor produção e melhor ator (Sacha Baron Cohen) dentro desses gêneros.

Outro momento marcante do Globo de Ouro 2021 foi o prêmio póstumo de melhor ator de filme de drama para Chadwick Boseman por A Voz Suprema do Blues, recebido pela esposa do ator com um discurso muito emocionado.

Confira abaixo a lista completa de vencedores (em negrito):

MELHOR FILME DE DRAMA

MELHOR ATRIZ EM FILME DE DRAMA

MELHOR ATOR EM FILME DE DRAMA

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM FILME

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM FILME

MELHOR DIREÇÃO EM FILME

MELHOR ROTEIRO EM FILME

MELHOR ANIMAÇÃO

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

MELHOR TRILHA SONORA EM FILME

MELHOR CANÇÃO EM FILME

MELHOR FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL

MELHOR ATRIZ EM FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL

MELHOR ATOR EM FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL

MELHOR SÉRIE DE DRAMA

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE DRAMA

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE DRAMA

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE

MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA OU MUSICAL

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA OU MUSICAL

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA OU MUSICAL

MELHOR MINISSÉRIE OU FILME PARA TV

MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE OU FILME PARA TV

MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE OU FILME PARA TV

PRÊMIO CECIL B. DE MILLE

PRÊMIO CAROL BURNETT

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *