Bem vindos ao #JáAssistiu?!! Nesta nova coluna aqui do Cinesia Geek, eu, Renato Rodrigues, estarei periodicamente indicando séries e filmes que você talvez não conheça ou que passaram batido pelo seu radar, e de vez em quando tentarei te convencer a ver aquele negócio que todo mundo falou bem, mas você pegou ranço e nunca deu uma chance. Sei que sua listinha de coisas pra assistir já deve estar enorme, mas vou indicar obras que, na minha opinião, merecem uma olhada com mais entusiasmo. Então vamos lá pra primeira indicação!
Depois que a Lena Dunham fez Girls, na HBO, surgiram várias outras ótimas séries criadas e protagonizadas por mulheres (Insecure, Chewing Gun, Catastrophe), que abriram um espaço pra falar de sexo por um viés feminino. Fleabag faz isso muito bem e sem o menor pudor: a série começa com uma piada sobre sexo anal e o namorado da protagonista termina com ela porque pega ela se masturbando enquanto assiste a um discurso do Obama. Mas parece que já vimos essa história antes. Uma garota meio loser tentando lidar com seus relacionamentos malucos e com sua família disfuncional numa cidade em constante agitação. Fleabag é tudo isso, mas é muito mais.
A série consegue flutuar entre o extremamente cômico e o dolorosamente trágico em segundos. Fala de sexo e de luto com a mesma intensidade e profundidade. Os diálogos são muito inteligentes e sarcásticos, entregues com um timing excelente para as piadas. A protagonista sem nome (Phoebe Waller-Bridge, que também é a criadora da série) interage diretamente com a câmera o tempo todo e faz um dos melhores usos de quebra da quarta parede que eu já vi. A personagem é completamente desajustada e errática, mas você vai criando uma empatia por ela ao mesmo tempo em que condena algumas de suas atitudes. Aos poucos, a série aprofunda o olhar sobre essa garota, revelando elementos que nos fazem entender um pouco do porque ela age da forma que age.
Seis episódios é mesmo muito pouco pra essa série, mas, ainda que seja tão curta, consegue falar sobre muita coisa. Em alguns momentos é uma comédia boba, nonsense e extremamente divertida, e em outros (às vezes ao mesmo tempo) te atinge como um socão no estômago e te emociona de um jeito inesperado. Foi indicada a vários prêmios na Inglaterra, mas ainda é pouco conhecida por aqui. Fica aí a dica pra você que gosta de comédia e do humor britânico. E uma boa notícia pra finalizar: demorou, mas anunciaram uma segunda temporada pra 2019!
FLEABAG (2016, Reino Unido)
Elenco: Phoebe Waller-Bridge, Sian Clifford, Jenny Rainsford
1ª Temporada – 6 episódios
Duração: 27 minutos
Onde assistir: Amazon Prime