Fale Comigo | A24 surpreende novamente e entrega mais um ótimo exemplar de terror

Danilo de Oliveira
4 Min de Leitura

O terror nos últimos anos tem trazidos ótimos exemplares e descobrindo novos talentos tanto atrás das câmeras como dentro.

2023 o gênero segue sendo bem atrativo e conseguindo ótimos resultados mesmos os mais genéricos. Se a surpresa M3gan e o sanguinolento A Morte do Demônio: A Ascensão, acertaram bem em suas propostas, é A24 que novamente entrega um terror de encher os olhos, Fale Comigo entrega uma atmosfera aterrorizante, com uma história simples, mas muito bem feita.

O longa dos estreantes irmãos Michael Philippou e Danny Philippou a trama segue um grupo de adolescentes que se depara com uma forma mórbida de se entreter em festas: uma mão embalsamada, capaz de invocar espíritos. Inicialmente receosa, Mia (Sophia Wilde) se vê cada vez mais fascinada pelo objeto, especialmente quando descobre ser capaz de falar com sua falecida mãe, custe o que custar. O problema é a partir disso coisas aterrorizantes começam a desencadear.

Diamonds Films/Reprodução

Sendo sensação no Festival de Sundance no início do ano, o longa australiano consegue consegue entrar na dinâmica dos filmes de invocação de espíritos de maneira assertiva e atual, além de fugir do lugar comum das fórmulas norte-americanas.

Os diretores não tem medo se arriscar em traçar um paralelo da possessão com o vício de drogas em toda a complexidade do tema: a adrenalina de se fazer algo proibido, a persuasão social para passar dos próprios limites, e a enorme dificuldade de puxar o freio de mão quando as coisas ficam tensas.

Além desse paralelo, o roteiro nos mostra uma outra figura atual: os desafios da geração das redes sociais. Todo o processo é registrado por inúmeras pessoas filmando e transmitindo via live nos seus perfis e quando uma coisa parece sair do controle, ninguém está para realmente fazer a ajuda, mas sim continuar a filmar. Um reflexo bem tenso de nossa sociedade que acertadamente é um dos grandes trunfos do roteiro: dosar perfeitamente a realidade com a fantasia, além de apostar no fardo de nossos inconscientes, sem jogar todo o peso dos eventos no sobrenatural.

Diamonds Films/Reprodução

Aliás uma das cenas mais impactante surgem de momento que parece descontraído e no final parece ter saído dos primeiros projetos do Ari Astel ( Hereditário e Midsommar) devido a mudança brusca e tensa. Um trabalho sublime de direção dos realizadores que nos tira da zona de conforto com poucos movimentos.

Aliás o elenco é outro ponto que impressiona! Repleto de estreantes, o destaque aqui pode ficar por conta da protagonista Mia, vivida por Sophie Wilde que confere carisma e intensidade, dependendo do que pede a cena. Alexandra Jensen faz um par a altura como Jade, a âncora moral do longa.

Diamonds Films/Reprodução

O nome mais conhecido do elenco está em Miranda Otto de O Senhor dos Anéis que mesmo com pouco tempo de tela faz com intensidade, uma mãe solteira forte e preocupada.

Pra finalizar, Fale Comigo entrega em uma tensa e aterrorizante experiência, um longa que aborda temas bem atuais como vícios, luto, e os perigos da nossas redes sociais e suas interações. É o terror bem feito sem firulas e sustos fáceis e com um final de tirar o fôlego!!!

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *