Exposição comemora 20 anos da Turma do Xaxado

Danilo de Oliveira
2 Min de Leitura

De traço inconfundível, o artista plástico baiano Antonio Cedraz é referência – e também inspiração – para diversos profissionais no Estado, seja quem faz quadrinhos, ilustrações ou pinturas. Para render homenagem ao mestre e celebrar um dos trabalhos mais conhecidos de Cedraz, a Exposição “20 anos da Turma do Xaxado” é atração, de 27 de maio a 30 de junho, na Galeria Pierre Verger, localizada no Complexo Cultural dos Barris (subsolo da Biblioteca Pública).

Com curadoria dos artistas Fabrício Campos, Hector Salas e Valmar Oliveira, a mostra, além de reunir as obras de Cedraz, traz releituras dos seus personagens a cargo dos três curadores e de outros participantes como Sidney Falcão, André Betonnasi, Rogério Rios e Wilson Jr.

Trajetória

Cedraz faleceu em 11 de setembro de 2014. Foi homenageado, em 2015 na FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. Ao longo de sua trajetória, foi generoso em suas criações. Merecem destaque “A Turma do Joinha”, “A Turma do Pipoca”, “Os Guris” e, é claro,  “A Turma do Xaxado, seu último e mais conhecido trabalho, que lhe garantiu projeção nacional e a vitória várias vezes no HQ Mix, importante prêmio brasileiro das Histórias em Quadrinhos.

Seus trabalhos foram publicados em jornais de todo o Brasil e por algumas editoras. Suas tirinhas são utilizadas em diversos livros didáticos.

Como complemento à exposição, o evento prevê ainda a realização de uma feira de quadrinhos, palestras, e projeções de curtas da Turma do Xaxado e um documentário sobre autores nacionais, utilizando os espaços de exibição audiovisual do Complexo – as Salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira – nos dia 9 e 10 de junho.

Contatos: [email protected] / 991151345

Serviço:

Exposição 20 Anos da Turma do Xaxado.

Abertura: 26 de maio, 15:00.

Local: Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris – Fone: 3116-8120).

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *