Pensando no “dia do consumidor” que é celebrado no dia 15 de março, o especial de hoje é muito abrangente, já que todos nós consumimos, seja um produto ou serviço. Querendo ou não, é da nossa cultura adquirir mais do que é preciso e sabemos que no final a dor de cabeça da conta do seu cartão chegando e não ter como pagar dói, pois o que queremos é comprar mais e mais.
Saindo dessa situação real para as fictícias, vamos conhecer alguns personagens que com certeza vivem das compras… seja nos livros, séries, filmes e até desenhos. Não se preocupe, não custa nada olhar essa lista. 😉
5 – Rachel Green de “Friends”
Pra começar bem essa seleção, nada melhor que a mimada protagonista de “Friends”. Logo na primeira temporada, Rachel precisou encarar a realidade de que os gastos serviam para suprir sua raiva ou insegurança. Para uma mulher que teve tudo do bom e do melhor, não ter mais a ajuda dos pais para bancar todo seu luxo é difícil. Que bom que ela conta com bons amigos, não é?
4 – Becky Bloom de “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”
Ótimo momento para lembrar de uma shopaholic (viciada em shopping) dos livros. Becky vem de uma família humilde e não tinha muito em sua infância. Seu amor por moda lhe fez acumular roupas que usou uma vez ou nem mesmo usou. Fazer parte de uma coluna para escrever sobre gastos desnecessários lhe mostrou que ela não praticava o que dizia por lá. Nessas situações não tem como te defender!
3 – Carrie Bradshaw de “Sex And The City”
Representando as mulheres mais do que qualquer uma, Carrie e suas amigas são fashionistas por natureza. E com tanta influência no mundo da moda, já que ela é uma escritora de renome, é fácil conseguir tudo que quer. Só que isso não muda o fato dela ser feliz e equilibrada ao mesmo tempo. Se ela tem pra gastar isso é fato, então nunca gastou mais do que tem.
2 – London Tipton de “Zacky & Cody: Gêmeos em Ação”
Nas séries da Disney também se tornou comum a adesão de personagens pré-adolescentes consumistas. London é o típico quadro de menina rica que “torra” todo o dinheiro do pai ausente e que aos poucos descobre que nem isso pode fazê-la feliz por 24 horas. Tendo uma ENORME suíte na cobertura do Hotel Tipton, ela já teve que experimentar perder tudo e acreditem… não foi bom!
1 – Caroline Channig de “2 Broke Girls”
Quem é consumista e não conhece a série, já sabe que está por fora da melhor sitcom já inventada. Caroline estava nas principais revistas de fofoca e tinha muito status em sua vida de patricinha, mas quando seu pai vai pra cadeia por sonegação de impostos e outros crimes financeiros, ela precisa trabalhar… e como não é fácil encontrar um emprego quando não se tem experiência em nada além de gastar, ela teve que ser empreendedora com sua nova amiga, a garçonete Max. A dinâmica da série lhe dá TOTAL consciência dos gastos e do total que elas arrecadaram em cada episódio. Lógico que um dia ganhamos muito, mas em outro perdemos bastante.
Por fim é certo que aqui foram ilustradas personagens femininas, o que não faz dos homens um público menos consumista. Entretanto, é ainda melhor fazer desse um espaço das principais personagens do tema. Então, vamos aprender com elas e acompanhar cada passo que derem em sua longa ida ao shopping.“Que o cartão de crédito esteja com você!”