No dia 23 de Abril celebramos o Dia Mundial do Livro, sem esquecer também que conjuntamente o Direito do Autor em relação aos direitos autorais, sendo comemorada desde 1926, na Espanha. Já no Brasil, muitos comemoram numa data próxima a essa o Dia Nacional do Livro Infantil, que é 18 de Abril, sendo uma homenagem ao nascimento do grande Monteiro Lobato (autor da série de livros o “Sítio do Picapau Amarelo“). Pensando nessa importante data, selecionamos 5 livros que podem lhe garantir uma mudança positiva em seus atos e, ao mesmo tempo, muita emoção e capítulos e mais capítulos de aventuras inesquecíveis.
Aproveite para ver quais ainda não leu!
#5 – As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis
Muitos evitariam por considerar o tamanho de seu volume único, mas acreditem, são 7 livros (em um) que nos farão encontrar a criança dentro de nós… mas se você já encontrou, ótimo! Ela vai adorar acompanhar as aventuras dos jovens Edmundo, Lúcia, Susana e Pedro com o Leão Aslan. Com muitos valores cristãos e referências da Bíblia e de situações voltadas pra época em que foi escrito, entenderemos que um mundo fictício e fantasioso pode se tornar nosso mundo, ainda mais nos dias difíceis.
#4 Pax – Sara Pennypacker
A autora pode não ser conhecida por muitos, mas é fácil dar uma chance a sua charmosa raposa, personagem do livro que lhe deu o nome Pax (significa “Paz”). Com seu jovem dono em busca do mascote perdido, vemos a verdadeira prova de um amor sendo livre de limitações e se mostrando recíproco, já que Pax quer reencontrar Peter. Muito fofo!
Confira nossa resenha completa de Pax.
#3 O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
Um verdadeiro clássico que todos já devemos ter lido, seja na escola, como por ter ganho de presente de alguém que muito lhe ama. Sim, ele é uma forma expressa de lealdade e carinho, onde o principezinho conhece muito sobre a vida em sua longa jornada, sendo inesquecível pensar na frase da raposa: “Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativas”.
#2 Extraordinário – R. J. Palacio
Outra obra muito importante para a atualidade, principalmente nas escolas. Auggie possui uma deficiência facial, o que gera preconceito com a forma que os outros o veem. Se acha que uma criança não pode lhe dar uma lição de que não existe alarde em ser diferente, você precisa conhecer esse garoto. Outra vantagem é vermos o ponto de vista dele, dos amigos e da família. Inspirador!
#1 – Harry Potter – J. K. Rowling
Você conhece o nome, mas talvez nem tenha se dado ao trabalho de entender sua história. O bruxinho passa de um mero estorvo para os irritantes tios, para uma maravilhosa descoberta do mundo da magia que lhe aguardou por todos os anos de sua vida. A importância da amizade e da família estará sempre presente em cada um dos momentos (e dos sete livros) vividos por Harry, Ronny e Hermione. Como não amar esses três?
Claro que existem outros que poderiam ilustrar esse especial, mas você pode fazer isso acontecer! Mencione nos comentários quais livros infantis lhe fazem até hoje um verdadeiro leitor e uma pessoa melhor. Se existem problemas, você sempre poderá ler… e assim pensar numa solução.
Já li dois dessa lista e super recomendo! Extraordinário e O Pequeno Príncipe eu sempre recomendo para quem quer começar a ler, são livros tocantes com mensagens incríveis. Harry Potter e Nárnia me marcaram demais, porém só vi os filmes.