Em 2006, o canal Disney Channel estava se preparando para a despedida de duas grandes séries. “As Visões da Raven” estava em sua última temporada, enquanto “Zack & Cody: Gêmeos em Ação” levaria mais um ano. Alguém precisaria resgatar o público que poderia facilmente trocar de canal, mais especificamente para a Nickelodeon, eterno rival do Sr. Mickey Mouse.
“Hannah Montana” estreou oficialmente no dia 24 de Março de 2006, período em que o canal conquistou altos números de audiência graças ao filme “High School Musical”, estava óbvio que a fórmula era a música. A série que contou com 4 temporadas e 2 filmes foi o abre alas para as novas séries que viriam, tendo inclusive participado dos dois crossovers que o canal produziu.
Na 1ª temporada, com 26 episódios e uma trilha sonora sendo #1 na Billboard, seria difícil não se perguntar: quem é Hannah Montana? A jovem Miley Cyrus interpretaria Miley Stewart, a popstar secreta que vive o melhor dos dois mundos. Desde o início da série temos a certeza de que a cantora é famosa. Quem diria que a realidade imitaria a ficção?
Com o sucesso da série e da personagem, não demorou muito para Hannah estar cantando na parada de Natal da Disneyland. Produtos e mais produtos foram lançados, a franquia rendia números alarmantes. Na 2ª temporada já havia necessidade de uma nova trilha sonora, e com repertório suficiente para sua turnê com direito a filme em 3D que promoveria a série e Miley Cyrus pegou carona ao lançar seu álbum de estréia unido com o volume 2 do programa.
A série mais popular do momento contou com participações de celebridades como Corbin Bleu e Ashley Tisdale (de High School Musical), Jesse McCartney, Jonas Brothers, Angus T. Jones e Jon Cryer (de Two and a Half Man), Sheryl Crow, Dolly Parton, Iyaz, os lutadores John Cena e Dwayne Johnson e as atrizes da mesma emissora Raven Symoné e Brenda Song. O Filme da série ainda teve o grupo Rascal Flatts, Tyra Banks e a cantora Taylor Swift, que compôs duas canções para a trilha sonora do longa.
Conforme Miley ganhava visibilidade e gerava suas primeiras polêmicas (como “Miley é vista sem cinto de segurança”) a série sofria com as consequências, e com esse clima surgem os boatos da atriz ter se cansado da personagem. Como se não bastasse, a série iCarly da Nickelodeon se tornaria páreo na disputa por audiência. Mesmo assim em 2009 foi lançado o filme cuja história se passa após a 2ª temporada, dando a impressão de que seria o final.
Seguindo os passos da estrela, os jovens Mitchel Musso e Emily Osment começavam a investir na música. Embora talentosos, não tiveram a mesma sorte. O pai de Miley, Billy Ray Cyrus (tanto na série quanto na realidade) tinha retomado sua carreira de sucesso no country. Os únicos no elenco principal que não foram incentivados a cantar foram os comediantes Jason Earles e Moises Arias.
Na 3ª temporada (também lançada em 2009), o novo disco da série não obteve bons resultados como seus anteriores, perdendo até para Miley que já lançara 2 discos. A série estava competindo com sua própria estrela e se aproximando de sua conclusão, mas aberta a outras possibilidades. “O que devemos mudar?”, pensaram os criadores.
Com a adesão de novos personagens e a mudança de set, em 2010 “Hannah Montana Forever” chegaria para dar um ar repaginado pra série, sendo finalmente exibida em HD (novo formato para o canal) e tendo mais participações especiais. A temporada final foi um “tiro no pé”, sendo resumida a 13 episódios (com alguns especiais de maior duração), metade do que normalmente seria. Ao ser questionada sobre mais uma turnê como Hannah, Miley deixou claro não ter interesse.
Enquanto Miley investia no ousado “Can’t Be Tamed”, os clipes de Hannah (que não contavam mais com sua participação) e a trilha sonora da série sendo pouco promovida, o fim não parecia um problema, e sim uma solução. Em janeiro de 2011 a série exibiu seu capítulo final. Com direito a final alternativo como bônus de DVD, foi uma das poucas séries Disney a ter todas as temporadas vendidas nesse formato (inclusive a única no Brasil).
Mesmo com um episódio censurado, entrevistas em que Miley ameaça queimar a peruca de 10kg que lhe garantiu o título da Forbes de “adolescentes mais bem pagos do mundo” a série eternizou uma das melhores fases do Disney Channel, que abriu espaço para outras cantoras como Demi Lovato e Selena Gomez e perpetuou as séries musicais no canal. Mas ninguém é como Hannah! 😉