O novo filme de Quentin Tarantino, Era Uma Vez em… Hollywood, narra a história de Rick Dalton e seu dublê Cliff Burton na Hollywood do final da década de 60. Claro que o diretor não poderia deixar de prestar uma homenagem aquela época sem referenciar e trazer personagens daquele período. Então fizemos uma pequena lista com personagens e algumas referencias bacanas reais da época. Algumas referencias tem um pouco de spoilers, mas se você não deseja saber alguns detalhes, confere nossa critica sem spoilers no link antes e depois de ver venha aqui.
8 – Sharon Tate
No filme, Margot Robbie interpreta Sharon Tate, esposa do diretor Roman Polanski e conhecida globalmente por ter sido vítima da família Manson nos assassinatos de 1969. Antes disso, Tate estava na ascensão de sua carreira cinematográfica. Durante os anos 60 ela trabalhou em papeis pequenos na TV e no cinema e ficou mais conhecida profissionalmente principalmente após o lançamento de O Vale das Bonecas, em 1967. Pouco antes disso ela filmou A Dança dos Vampiros, dirigido e estrelado por Roman Polanski, com quem se casou.Tate era considerada uma das atrizes mais promissoras da época, ao lado de Mia Farrow.
7 – Charles Manson
O assassino e líder do culto Família Manson, responsável por uma série de crimes no fim dos anos 60 nos EUA. Se aproveitando do clima de amor livre da época,Manson manipulou jovens e vulneráveis mulheres, se apresentando como um líder religioso e reunindo um grupo de seguidores.Apesar de serem responsáveis por uma série de crimes ao redor de Los Angeles, a Família Manson virou manchete em 1969, quando quatro membros, sob as ordens de Manson, assassinaram cinco indivíduos em Cielo Drive, no que viria a ser chamado como os assassinatos Tate.
6 – Seita Manson
Diversos acólitos reais de Charles Manson são retratados no filme. Lynette “Squeakky” Fromme (Dakota Fanning), que aparece como companheira de cama de Spahn, tentaram assassinar o presidente Gerald Forod em 1975. Susan “Sexy Sadie” Atkins (Mikey Madison), Patricia “Katie” Krenwinkel (Madisen Beaty ) e Charles “Tex” Watson (Austin Butler) foram condenadas pela participação nos assassinatos de Sharon Tate e seus amigos. Chamada apenas de Flower Child no filme (em que é interpretada por Maya Hawke, filha de Uma Thurman e Ethan Hawke), Linda Kasabian atuou como vigia em Cielo Drive e depois depôs contra seus colegas conspiradores. Outros membros incluem Catherine Gypsy Share (Lena Dunham) e Dianne “Snake” Lake (Sydney Sweeney), Pussycat (Margaret Qualley)
5 – Lancer
Este foi uma série de western da CBS, de 1968-1970 que no filme de Tarantino, Rick é um vilão convidado. No set ele encontra os astros James Stacy e Wayne Maunder, que interpretam os irmãos nessa história de rancheiros (interpretados por Timothy Olyphand e Luke Perry). Rick também cruza com uma garota atriz chamada Trudi Fraser (Julia Butters) que pode ser inspirada em Jodie Foster, convidada em Gunsmoke e outras séries de TV quando criança naquela época. O patriarca de Lancer, Andrew Duggan, é visto de relance na capa de um Guia da TV.
4 – Rancho Spahn e George Spahn
Os integrantes da seita Manson se estabeleceram em Rancho Spahn, um antigo set de filmes Westerns nos arredores de Los Angeles. Em troca de auxílio e relações sexuais com as mulheres da família Manson, o proprietário da área George Spahn permitiu que o grupo se estabelecesse no local.
3 – Steven Mcqueen
Considerado como o George Clooney de nossa época! O ator americano que marcou o cinema em filmes como A Mesa do Diabo, Crown, o Magnífico, e foi indicado ao Oscar por O Canhoneiro do Yang-Tsé. No filme é interpretado por Damian Lewis.
2 – Terry Melcher
Uma outra referencia que o filme coloca. Melcher, produtor, filho de Doris Day, havia alugado a casa de Cielo Drive e trabalhava com Dennis Wilson, baterista dos Beach Boys. Charles Manson,que foi um músico frustrado, havia co-escrito uma música para os Beach Boys, mas Melcher recusou. Manson foi à casa à procura de Melcher, sem saber que estava agora ocupada por Sharon Tate e Roman Polanski. Depois ele ordenou seus seguidores a voltarem à casa e matarem todos os que lá estavam.
1 – Sergio Corbucci
O cineasta italiano real é denominado “o segundo melhor diretor de spaghetti westerns do mundo” (ao que tudo indica depois de Sergio Leone). Os filmes reais de Corbucci incluíram um Cult de 1968 que foi relançado, O Vingador Misterioso, mas em Era Uma vez em Hollywood ele dirige Rick no filme imaginário Nebraska Jim.
E então curtiram as referencias reais que o diretor inseriu na obra? Tem quase uma centena delas pra vocês acharem nele, desde de fala,citações e outras figuras reais nele.
Como podem ver,mais que homenagear, Tarantino exalta Hollywood pelo olhar de cinéfilo apaixonado e oferece uma visão, uma ode ao cinema como o local da redenção, seja para os que trabalham com a sétima arte, seja para aqueles que enxergam ali o local para uma breve fuga das dores da vida real. É quase uma síntese da carreira do mesmo se intercalando com sua admiração a uma era que marcou uma industria como um todo.