eFootball PES 2020 | Evoluindo e retornando as glorias do passado

Danilo de Oliveira
13 Min de Leitura
eFootball PES 2020/Konami/Reprodução

Assim como existe a guerra Marvel x DC nos quadrinhos e cinema, nos games o duelo todo ano paira na disputa PES x FIFA. Os maiores games do esporte mais amado do planeta tem uma gama de fãs que geram todo ano grandes discussões sobre quem se saiu melhor no ano de lançamento da nova edição. Se FIFA tem se mostrado reinando absoluto nos últimos anos seja em seu gameplay e licenças pode se dizer que  PES tem feito uma grande evolução pra manter sua base, e claro atrair novos fãs pra sua fanbase.

Se a edição 2019 em vários quesitos técnicos se mostrava uma crescente, eFootball PES 2020 chega pra dar um passo ainda maior e quem sabe fazer a franquia cutucar seu maior rival FIFA.

eFootball PES 2020 /Konami/Reprodução

Com auxilio do jogador Andrés Iniesta e os conselhos passados pelo ex-atleta do Barcelona, empresa japonesa traz uma experiência ainda mais simulada e parecida com a realidade.A jogabilidade é sólida,cadenciada e pode agradar até mesmo aos fãs mais devotos de FIFA. Os adeptos da franquia podem estranhar, principalmente num primeiro momento, mas basta alguns jogos para conseguir nos adaptar a física e ao gameplay.

A física como disse acima está muito mais realista principalmente com o novo sistema de passe, que evita que o toque de bola saia tão preciso em algumas situações: fazer um passe para o lado oposto do seu corpo pode ser arriscado, assim como toques de primeira.Isso transmite bastante credibilidade já que passes assim que seriam difíceis na vida real também ficam difíceis e realistas em PES 2020, que suporta essa nova mecânica com animações diferenciadas para quando o atleta toca na bola. Os chutes e a inteligência artificial também estão melhorados e significativos. Nos chutes o jeito e a velocidade com o que o jogador venha no embalo de uma corrida ou na posição pra chutar pode ter força e precisão diferentes, um jogador que chute de canhota tem melhor precisão se a bola estiver pro seu melhor pé, isso traz mais técnica pra o gameplay. No quesito IA, dá para notar a estratégia adversária ao enfrentar um adversário que valoriza o passe, como o Barcelona, ou a agilidade de seu ataque, como o Paris Saint-Germain.
 Eu destaco nesta edição a importância do domínio de bola, importante e valorizado no game. Jogadores ruins não permitem uma aceleração na jogada até que o domínio seja feito. Os mais habilidosos, por outro lado, podem iniciar rapidamente uma jogada assim que a bola chega aos seus pés. Saber marcar também se torna ainda mais importante visto que os jogadores mais baixos e velozes tem uma grande facilidade de achar brechas no campo.

Outro ponto interessante está nas substituições rápidas que já haviam sido colocadas na edição passada: quando a bola para, o jogador pode acessar todo seu elenco em um pequeno menu no canto inferior da tela. Basta usar o touchpad para fazer qualquer troca entre os seus atletas – nada de sugestões pré-configuradas como em FIFA 19.

eFootball PES 2020/Konami/Reprodução

O visual de PES 2020 continua sendo um de seus maiores destaques.Tirando alguns jogadores genéricos, que fazem caras e bocas estranhas, tudo é muito bonito. Estádios, jogadores e uniformes (principalmente aqueles que possuem parceria), tornam a atmosfera do game melhor.A animação dos jogadores cresce em qualidade a cada ano na franquia. As novas movimentações se unem a jogabilidade para aumentar a gama de movimentos que os jogadores fazem, tornando seus movimentos mais fluídos. Ainda há pequenos engasgos que mostram a troca das animações, mas está menor.

Os menus ganharam uma identidade mais jovial e um ar bastante moderno e mantém a coloração atraente. Se você reclamava que a Konami se mantinha na velha e mecânica dos últimos anos reconsidere vendo que a desenvolvedora investiu ainda que não tanto quanto os menus de FIFA, mas é uma grande evolução.

Há uma nova câmera, batizada de Stadium. É interessante para ver a formação dos jogadores, e passa um ar mais de estarmos acompanhando ao um evento esportivo.No começo pode ser estranho(há possibilidade de alterar pra que melhor você joga) se acostumar, mas apos algumas partidas eu já estava bem intimo com ela.

Na narração nacional, Milton Leite e Mauro Beting seguem no comando. A gravação da lista de nomes de jogadores brasileiros parece mais extensa esse ano, e o problema de mixagem que vinha de dois games passados diminuiu: antes, havia volumes bem diferentes para a voz do narrador e comentarista, algo que diminuiu bastante em PES 2020.No geral a narração é boa mas em alguns momentos principalmente os comentários de Mauro Beting acaba não soando muito bem pra nos sentimos realmente em uma partida de futebol. existe essa quebra da quarta parede que pra alguns podem ser engraçada, mas pra alguns soa estranha pra o que o game se propõem a ser. Mas nada que atrapalhe no geral, os bordões de Milton continuam sendo o grande barato!

Serie B do Brasileirão terá 97% do elenco atualizado
eFootball PES 2020/Konami/Reprodução

No quesito conteúdo, a Konami tenta se redimir fazendo novas parcerias com ligas e clubes de varios paises do mundo pra entregar um material consistente pra seu publico. Parcerias com clubes como Juventus(que exclusivo no game), Manchester United e Bayern de Munique além de algumas ligas nacionais é uma forma que a desenvolvedora mostra que tentar ao máximo trazer mais conteúdo pra entreter seu publico. Nós brasileiros fomos ainda mais além, já que a Konami junto com a Série A do Campeonato Brasileiro com seus 20 clubes licenciados e com 92% de seus elencos oficiais segundo a empresa(que deve ganhar atualização de elenco em breve, mas você pode atualizar logo através dos patch que a fanbase faz na internet), traz pela primeira vez em game de futebol a Série B da liga nacional totalmente oficial. Você que joga futebol com times europeus pode até não achar algo incrível, mas quem sempre amou poder jogar com um clube BR desacreditado e começar a Master Liga desde da segunda divisão e torna-lo uma potencia é algo fascinante!

A presença de diversos estádios daqui são a cereja do bolo para uma ambientação ímpar. Maracanã, Mineirão, Arena Corinthians, São Januário, Beira Rio e outros templos fazem parte do game.

Os estádios daqui possuem detalhes interessantes. Temos no Allianz, por exemplo, placas do Avanti, o plano de sócio torcedor do Verdão. Uma pena que as faixas das torcidas possuam frases genéricas de apoio. Com tanto esmero por parte da equipe da Konami em recriar os estádios daqui, poderia haver um trabalho extra para tornar a torcida ainda mais próxima da realidade.

eFootball PES 2020/Konami/Reprodução

Alias a Master Liga é um dos grandes carros chefes dessa edição trazendo melhorias nos seus menus e transações e estruturas mais realistas para o manager, como agora temos como usar um avatar de técnicos famosos como Maradona, Romário e Zico(não dá mais pra criar um avatar do zero) e comandar e gerenciar nosso time de maneira ainda mais imersiva. Pra isso há agora cutscenes que mostram a interação entre seu técnico e a direção do clube que são ótimas para aumentar a imersão em seu personagem.

Ocasionalmente, as cenas animadas são interrompidas por uma pergunta a ser respondida pelo técnico, e nem sempre ela resulta em uma mudança direta no gameplay; quando isso acontece, não é uma alteração tão drástica.

Entretanto, uma dublagem nas cutscenes dela seria algo sensacional visto que FIFA no seu modo Jornada fazia. Ao invés disso, uma música ambiente toca enquanto os personagens dizem suas falas.

eFootball PES 2020/Konami/Reprodução

Há ainda dois modos de jogo tradicionais do PES: Rumo ao Estrelato e myClub. O primeiro transmite a sensação de uma Master Liga menos completa, onde você controla um jogador e o desenvolve pra ser um novo craque; um menu e interface praticamente idênticos e a ausência das cutscenes e entrevistas colaboram para esse feeling.

Já o myClub, concorrente direto do Ultimate Team na mecânica de construir seu próprio time,e que parecia ser um dos grandes empenho pra a mudança no nome dessa edição ainda parece defasado em algumas mecânicas,sendo quase o mesmo do ano passado.

O modo online possui uma grande variedade: é possível jogar amistosos, participar de eventos como o Matchday,modo permite que os jogadores escolham um lado em algum dos grandes jogos que estão acontecendo pelo mundo.Assim, formam-se dois grandes times, que representam suas equipes escolhidas e vão acumulando pontos conforme jogam. Ao final, um representante de cada time é escolhido para disputar um último duelo, que definirá o time vencedor e distribuirá grande prêmios a ele; o time derrotado também recebe prêmios de consolação.O problema são os horários pra esses eventos e em minha jogatina infelizmente não conseguir realizar nenhuma partida talvez por essas questões (eu trabalho e estudo Konami!) e também usar sua equipe do myClub, há ainda um leve flerte com a jogabilidade do Pro Clubs, de FIFA.

Isso chama a atenção por si só, denotando a aposta da franquia em expandir sua influência online. Entretanto, há alguns problemas.

eFootball PES 2020/Konami/Reprodução

A experiência das partidas era rotineiramente atrapalhada pelo lag(melhorou nos últimos dias), chegando ao ponto do jogo travar completamente e só voltar ao normal alguns segundos depois. Também é estranho que algumas das opções de jogatina online não estejam na seção eFootball, e sim na parte onde também estão os tradicionais modos AmistosoCopa e Liga, o que pode confundir os usuários com isso.

No geral eFootball PES 2020 é uma evolução notável da franquia que melhora no quesito gameplay, trazendo uma experiência solida e divertida além de um conteúdo mais atrativo principalmente pra nós brasileiros. A Konami começar a colocar a sua série novamente nos eixos da gloria que foi um dia e já pode se dizer, começa a incomodar seu maior rival.

 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *