Dor e Glória,de Pedro Almodóvar, foi pré-indicado à categoria de Melhor Filme Internacional, e representará a Espanha na premiação.
Estrelado por Antonio Banderas, Dor e Glória é parcialmente inspirado no próprio Almodóvar e narra a vida e memórias de um cineasta em declínio chamado Salvador Mallo (Banderas), explorando a dificuldade em criar e separar a arte da própria vida. O elenco conta ainda com Penélope Cruz, Asier Etxeandia, Nora Navas e mais.
Dentre os outros pré-indicados estão o cubano O Tradutor, estrelado por Rodrigo Santoro, o brasileiro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, o sul-coreano Parasite, entre outros. A lista final de indicados terá apenas cinco nomes, e a cerimônia de premiação do Oscar 2020 acontece em 9 de fevereiro de 2020.
O filme ainda está rodando pelos festivais mundo afora: após ter sido exibido em Cannes e Telluride, o longa será exibido agora no Festival de Toronto e também de Nova York. No Brasil, Dor e Glória chegou aos cinemas pela Universal Pictures em junho.