A Disney anunciou na ultima quinta-feira (12) o fim oficial do Premier Access, sistema que exigia um pagamento adicional aos assinantes do Disney+ na hora de assistir aos principais lançamentos da marca. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que estreia em 03 de setembro, será lançado primeiro nos cinemas e chegará à plataforma 45 dias depois, sem cobranças para os usuários.
Usado mais recentemente em longas como Cruella, Viúva Negra e Jungle Cruise, o formato exigia dos assinantes do Disney+ o pagamento de uma taxa adicional. Ou seja: além da assinatura do serviço em si, que no Brasil custa R$ 27,90, o acesso aos longas custava mais R$ 69,90, em um sistema que foi comentado pela companhia como uma forma de justificar o lançamento fora das salas de cinema.
Essa estratégia gerou um certo problema para a empresa decorrente ao processo movido pela atriz Scarlett Johansson pelo lançamento de Viúva Negra.
O novo formato seria um experimento, conforme comentou o CEO da Disney, Bob Chapek. Segundo o executivo, a ideia é ampliar a retomada que já acontece em parques e outras atrações da marca, com um modelo que privilegie o cinema, mas que não deixe o streaming tão atrás assim. A fala também dá a entender que a dinâmica pode mudar, ainda que a informação seja taxativa quanto ao abandono do modelo do Premier Access.