Quem gosta de ler saber como a leitura é algo mágico. Especialmente quando somos crianças, e aquele mundo fantástico se revela pra gente não só com palavras, mas com ilustrações, às vezes através da voz de alguém que amamos… foi pelos livros infantis que tivemos as primeiras oportunidades de ampliar a nossa imaginação.
Uma coisa tão importante não podia ficar em branco: por isso, hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida por ser a data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores e quiçá o mais conhecido autor de livros infantis do Brasil.
Em comemoração a todas as histórias que nos fizeram sonhar pela primeira vez, os membros do Cinesia decidiram compartilhar os livros infantis mais importantes da nossa vida. Estão preparados para a lista mais nostálgica ever?
Aqui vamos:
________________________________________________________________________
Pluminha Procura Amigos, por Priscila
Livro escrito por Therezinha Casasanta e ilustrado por Elias Aleixo (1995)
Livro escrito por Therezinha Casasanta e ilustrado por Elias Aleixo (1995)
“Esse é um livro marcante de minha infância por ser um dos primeiros (se não o primeiro), livro que li na vida. Ele conta a história de Pluminha, um pássaro que vive dentro de uma gaiola e que só cantava canções tristes porque não tinha amigos. Até que um dia a gaiola cai, se abre e Pluminha vai se aventurar pelo mundo. É o típico livro feito para crianças que estão na pré escola (que foi quando li) e eu me tornei completamente obcecada pela história, tanto que fiz minha mãe me deixar levar ele como livro de literatura no Jardim 1 e Jardim 2 (na época chamados de Maternal e Infantil). Tenho ele até hoje, páginas riscadas, e plástico de estrelas e luas protegendo a capa. Ele foi um dos “culpados” por eu já chegar no Jardim 3 e Alfabetização sabendo ler quase muito bem… Vou ler para meus sobrinhos um dia desses”.
Volta Ao Mundo em 52 Histórias, por Lívia
Livro escrito por Neil Philip e ilustrado por Nilesh Mistry (1998)
Livro escrito por Neil Philip e ilustrado por Nilesh Mistry (1998)
“O livro que mais me marcou quando pequena foi ‘Volta ao mundo em 52 histórias’. O que eu mais gostava eram as informações adicionais sobre a cultura dos países e isso me estimulou bastante a pesquisar mais coisas e aprender mais (além disso o livro tem ilustrações lindas).”
O Pequeno Príncipe, por João
Livro escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry (1943)
Livro escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry (1943)
“Um verdadeiro clássico que todos já devemos ter lido, seja na escola, como por ter ganho de presente de alguém que muito lhe ama. Sim, ele é uma forma expressa de lealdade e carinho, onde o principezinho conhece muito sobre a vida em sua longa jornada, sendo inesquecível pensar na frase clichê da raposa: ‘Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativas'”.
Paladino dos Bolinhos, por Catarina
Livro escrito por David Lawrence e ilustrado por Barry Gott (2003)
Livro escrito por David Lawrence e ilustrado por Barry Gott (2003)
“Não foi o primeiro livro que eu li – eu acho – mas eu era apaixonada pelo livro ‘Paladino dos Bolinhos’. Era curtinho, mas eu relia o tempo todo. Achava a irmã do personagem principal – que era responsável por fazer os bolinhos do título – o máximo. Acho engraçado que era uma história de origem de super herói quando eu não tinha nenhum contato com esse gênero, e hoje é um dos que eu mais gosto”.
Nuno Descobre o Brasil, por Carol
Livro escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta e ilustrado por Roger Mello (2004)
Livro escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta e ilustrado por Roger Mello (2004)
“como eu adorava este livro! além de ser uma história interessante, ela apresenta um pouco da conquista do brasil pelos portugueses, então também é bem didático. outra coisa que eu amo é que o livro também tem um quê de melancolia, já que o protagonista é um menino sem família que sai de portugal para morar no brasil colônia – e sempre acho legal quando livros infantis mostram mais do que os sentimentos ‘bons'”.
Tesouro de Conto de Fadas, (também) por Carol
Livro escrito e ilustrado por Annie-Claude Martin (1994)
Livro escrito e ilustrado por Annie-Claude Martin (1994)
“outro livro que me marcou muito, e esse principalmente pelas ilustrações. os desenhos são muito detalhados e bonitos, mas um pouco assustadores também. as versões dos contos de fadas que estão no livro também são um pouquinho mais ‘pesadas’ que as histórias estilo disney… lembro de me sentir muito adulta lendo! acho que é um livro obrigatório na casa de qualquer um, não só quem é ou tem crianças”.
E você, qual foi o livro que marcou a sua infância? Ou aquele que você sempre lê para seus sobrinhos, irmãos, primos?
Conta pra gente nos comentários!