Death Stranding teve seu lançamento revelado essa semana, mas o game realizou a proeza de ultrapassar o noticiário de games e foi parar em um cotidiano cada vez mais corriqueiro da realidade brasileira: as fake news do WhatsApp. Nesta sexta-feira (31), uma notícia falsa distribuída nas redes sociais utilizou imagens do enigmático bebê que vem aparecendo nos materiais de divulgação do game.
A mensagem, que mostra uma foto do criador de Death Stranding, Hideo Kojima, segurando a cápsula de bebê em tamanho real inclusa na edição de colecionador, foi utilizada para ilustrar uma notícia falsa que afirmava que o Japão iniciou uma “produção em massa de bebês em úteros artificiais”.
Como apurou o Fato ou Fake, projeto de checagem de notícias do G1, o texto que circulou no WhatsApp chegou a atribuir a Kojima o título de “doutor em biomedicina”. Ainda segundo a notícia falsa, “cerca de 3 mil crianças modificadas geneticamente já estão em processo de formação para serem utilizadas como mão de obra nas fábricas do mundo todo”.
A imagem utilizada para a produção da notícia falsa foi divulgada pelo próprio Kojima em suas redes sociais, pouco tempo após a divulgação do trailer e da data de lançamento de Death Stranding.
— 小島秀夫 (@Kojima_Hideo) May 29, 2019
Em Death Stranding, os bebês são utilizados como conexão para sentir a presença de BTs, criaturas que assolam o mundo do game. Eles são chamados de “Bridge Babies” e já apareceram em diversos trailers do jogo, próximos a personagens como Sam (Norman Reedus) e Deadman (Guillermo del Toro).
Death Stranding é o primeiro trabalho de Hideo Kojima após deixar a Konami. Estão no elenco Norman Reedus, Mads Mikkelsen, Lea Seydoux, Lindsay Wagner, Guillermo del Toro e Troy Baker.
O game é exclusivo de PlayStation 4.