O cineasta James Gunn e o produtor Peter Safran estão assumindo o comando das divisões de filmes, séries e animações da DC. Os dois serão co-CEOs da marca e reportarão diretamente ao presidente da Warner Discovery, David Zaslav.
Segundo informações divulgadas pelo THR – e confirmadas por Gunn nas redes – o diretor de Guardiões da Galáxia e O Esquadrão Suicida será responsável pelo lado criativo, enquanto Safran se concentrará no lado comercial e de produção. Espera-se que ambos continuem a dirigir e produzir projetos, respectivamente.
“A DC tem alguns dos personagens mais divertidos, poderosos e icônicos do mundo e estou emocionado por ter os talentos singulares e complementares de James e Peter se juntando à nossa equipe de classe mundial e supervisionando a direção criativa do célebre Universo DC”, disse Zaslav em um comunicado.
Nas redes sociais, James Gunn se disse grato pelo novo desafio:
Accurate. So pleased to be here. #DC pic.twitter.com/KpvdME4Pju
— James Gunn (@JamesGunn) October 25, 2022
Diferentemente da Marvel, a DC tem diversos filmes ambientados em diferentes universos criativos. Segundo o relato, a sequência de “Coringa“, “Folie à Deux“, não irá cair no escopo do serviço de Gunn e Safran, mas do de De Luca e Abdy, sendo considerado, então, uma produção da Warner. Não se sabe ainda onde irá se enquadrar o universo do novo “Batman” de Matt Reeves, que já conta com um filme e uma sequência em desenvolvimento, além de uma série de televisão sobre o vilão Pinguim e outra sobre o Asilo de Arkham. Tudo que surgir fora estes dois universos já estará dentro do escopo do novo acordo, estando, portanto, sujeitos ao trabalho de Gunn e Safran.
Gunn é um dos cineastas mais respeitados no meio dos filmes de super-heróis. Oriundo da cena indie e de filmes B, ele se tornou um cineasta aclamado após o sucesso de “Guardiões da Galáxia” em 2014 e da sequência “Guardiões da Galáxia, Vol. 2” em 2017, ambos pela Marvel. Ele migrou para a DC em 2018 após ser demitido da Marvel, sendo reintegrado para dirigir “Guardiões da Galáxia, Vol. 3” e o “Especial de Festas” da franquia em seguida. Na DC, ele dirigiu “O Esquadrão Suicida” e a série “Pacificador“, cuja sequência ele também já está desenvolvendo. Safran produziu ambos projetos, além de “Aquaman“, “Shazam!” e mais.