O diretor e roteirista David Lynch, conhecido por Twin Peaks (1990 – 1991), Cidade dos Sonhos (2001) e muitos outros clássicos, morreu aos 78 anos.
A morte do cineasta foi confirmada pela família, que usou a página dele no Facebook para divulgar a notícia.
“É com profundo pesar que nós, a família, anunciamos o falecimento do homem e do artista David Lynch. Gostaríamos de ter um pouco de privacidade neste momento. Há um grande buraco no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria, ‘mantenha os olhos na rosquinha e não no buraco’. É um belo dia com raios de sol dourados e céu azul por todo o caminho.”
Nascido em 20 de janeiro de 1946, David Keith Lynch estudou pintura antes de começar a trabalhar com cinema. Após dirigir alguns curtas, ele comandou seu primeiro longa, o cultuado Eraserhead (1977). Com o filme seguinte, O Homem Elefante (1980), ele recebeu a primeira indicação ao Oscar de Melhor Direção.
Em 1984, o cineasta foi escolhido para comandar uma adaptação de Duna, de Frank Herbert. O longa se provou um fracasso de público e crítica, mas passou a garnhar o carinho dos fãs com o passar do tempo. Ainda na década de 1980, Lynch comandou Veludo Azul (1986), suspense neo-noir que lhe rendeu outra indicação ao Oscar.
Na década de 1990, o cineasta se uniu a Mark Frost para criar Twin Peaks, série de TV que começa com a investigação da misteriosa morte de Laura Palmer na cidade que dá nome à produção. O seriado durou duas temporadas, ganhou um prelúdio no filme Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992) e uma continuação, também considerada a terceira temporada, em Twin Peaks: The Return (2017).
Ainda em 1990, o cineasta lançou Coração Selvagem, filme com Nicolas Cage (A Outra Face) e Laura Dern (Jurassic Park), que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
David Lynch se manteve muito ativo nos anos 2000, quando comandou dois de seus filmes mais consagrados: Cidade dos Sonhos (2001) e Império dos Sonhos (2006), que apesar dos títulos brasileiros não têm relação alguma.
Após o lançamento de Império, o cineasta se dedicou a curtas, incluindo O Que Jack Fez? (2017), lançado pela Netflix, e webséries como Weather Reports, vlogs diários em que ele literalmente falava sobre o clima e o tempo no Sul da Califórnia.
David Lynch também se dedicou à música, tendo lançado os álbuns BlueBOB (2001), Crazy Clown Time (2011) e The Big Dream (2013), além de discos colaborativos com artistas como Chrystabell, Dean Hurley e Angelo Badalamenti.