Vou ser franco com vocês,assistir essa serie alem das diversas recomendações dos amigo, por um grande motivo: Eva Green.
Sinceramente a atriz dar um show e pode se dizer o grande chamariz do programa.Mas deixando de lado o espírito fanboy(baba-ovo também rsrs!) Penny Dreadful é a nova aposta da Showtime no gênero terror/suspense, se passa em uma Londres vitoriana, onde histórias de origem de ícones do terror clássico como o Dr. Frankenstein e sua criatura, Dorian Gray, além de vários personagens do mundo de Drácula, fazem parte do enredo.
Para curiosidade, Penny Dreadful, é o termo para as produções textuais do século 19 que saiam semanalmente nos jornais londrinos, repletas de crime, ocultismo e sobrenatural, e atraiam um público enorme.
Com uma direção específica para o gênero amargo e horroroso a série traz, uma fotografia envolvente e sombria, alem de atuações impecáveis que nos proporciona uma das melhores temporadas do ano.
Os eventos iniciais da série ocorrem bem na época do Jack, o Estripador. Uma mulher e sua filha são abduzidas e, mais tarde, encontradas em pedaços. As suspeitas recaem sobre o temido maníaco. No entanto, logo percebemos que há coisas muito mais aterrorizantes rondando as ruas da capital inglesa. Sir Malcolm, um explorador em busca da filha desaparecida, faz parte da alta sociedade londrina e reúne essas pessoas extraordinárias para a busca. Sir Malcolm tem muito dinheiro e pode pagar a Ethan Chandler, o melhor atirador americano disponível ali na Inglaterra e pode financiar algumas pesquisas de Victor Frankenstein, por isso ambos os ajudam nessa jornada. Sembene está lá porque deve algo a Sir Malcolm (ou o inverso) e Vanessa Ives está porque deve algo a Mina, que durante a maior parte de sua vida, foi sua melhor amiga.
A cada episódio, mais personagens intrigantes entram em cena e ficamos conhecendo outros detalhes da vida dos personagens principais. Um exemplo disso é Dorian Gray, um jovem sedutor, intrigante e com sérios problemas em seu jeito particular de conquistar seus companheiro de cama.
Porem com tantos pontos positivo a trama da serie não está livre de alguns deslizes.A forma como Van Helsing é inserida nela é bem tola, e em alguns episódios a idéia central se torna um pouco repetitiva , além da season finale não ser tão impactante como os demais.
Entretanto, se o roteiro tem essas pequenas falhas, ele acerta tantas e tantas vezes que fica difícil se deixar influenciar mais pelos defeitos da série do que por suas qualidades, um episódio específico dessa temporada, o melhor episódio por sinal, “Closer than Sisters”, que é um episódio inteiro de flashback no meio da temporada, mostra melhor o passado de Vanessa Ives e sua relação com Mina e Malcolm Murray, assim como o surgimento dos poderes da protagonista. O episódio é uma pequena pérola da TV com um texto que teve o poder de dar uma profundidade ímpar a Vanessa e um inicio de processo de compreensão de Malcolm.
No campo elenco não é todo dia que uma série de TV é protagonizada por Eva Green, Josh Hartnett e Timothy Dalton, isso porque eu não to incluindo Billie Piper muito elogiada em Doctor Who. Com tantos atores bons, não dá para não esperar atuações de tirar o fôlego.
O novato Harry Treadaway dá um show como o Frankenstein e embora o personagem de Josh Hartnett seja um pouco duro, Josh dá a ele até mais vida que pode e o resultado é muito bom. Timothy Dalton também tem lá seus grandes momentos, embora Sir Malcolm só vire um bom personagem de fato no season finale, mas é Eva Green quem dá show na série. Green consegue dar todas as nuances que Ives precisa, ela consegue estar forte, assustada, provocante e contida como pedem as situações e sua personalidade complexa e o mais interessante de tudo são suas performances em transe ou enquanto está possuída, de fato, eu nunca vi cenas de exorcismo tão boas desde… O Exorcista.
Com uma produção impecável encabeçada por seu criador Jonh Logan, Penny Dreadful é uma série digna de inúmeros prêmios, com personagens muito, mas muito intrigantes,que nos faz querer almejar mais e mais repostas no decorrer da(ou das)próximas temporadas. É ainda uma série de terror que assusta como basicamente nenhum filme vem fazendo hoje em dia.Que venha a segunda temporada dessa versão da Liga Extraordinária.