A Disney continua seu “revismo” de suas adaptações clássicas para novos públicos.Depois do razoável Malévola e o bom Cinderela eis que o novo candidato é Mogli – O Menino Lobo, grande fábula do escritor Rudyard Kipling que teve uma encantadora animação pelo estúdio em 1967.
A obra até pode lembrar adaptações anteriores, mas merece ser vista como algo único, graças à forma humana e emocionante como essa grande história foi recontada. Assistir ao longa em 3D é uma das melhores maneiras de se deixar levar por esse universo fantástico, onde animais falantes interagem com um menino humano que mora na selva e explora seus perigos e maravilhas como somente uma criança poderia fazer.
Na trama, o órfão Mogli é criado por lobos em uma selva localizada na região da Índia, depois de ter sido salvo da morte pela pantera Bagheera. Quando o tigre Shere Khan descobre que o humano vive entre os animais, dá um ultimato à alcateia: se os lobos não se livrarem de Mogli – que está fadado a crescer e se tornar um predador como todo humano, defende o vilanesco e rancoroso tigre – Shere Khan promete impor sua vontade pela força.
Sem sombra de duvidas a Disney acertou na escolha de Jon Favreau para a direção do longa. O diretor de Homem De Ferro sabe como contar uma boa história e utilizar os efeitos a seu favor, sem carregar no visual, mas proporcionando uma atmosfera realista e, ao mesmo tempo, lúdica, sem deixar a tecnologia interferir na narrativa.
O filme também tem um tom mais sombrio que suas versões anteriores, talvez uma abordagem a época, mais seus personagens tem carisma suficiente para dar todo ar nostálgico a produção.
O filme não funcionaria,claro sem sua estrela, e único personagem que não foi criado em CGI, Mogli, interpretado por Neel Sethi. O garoto de Nova York tinha apenas 10 anos quando o longa estava em produção, mas, mesmo assim, ele está muito bem no papel. A forma como enfrenta desafios, se diverte na selva e se relaciona com os animais é algo muito especial de se ver, principalmente se lembrarmos que muitas vezes ele estava sozinho contra um fundo verde no set.
E é claro que o longa não seria o mesmo se os animais não fossem incríveis, como Baloo (Bill Murray), Raksha (Lupita Nyong’o), Bagheera (Ben Kingsley), Rei Loiue (Christopher Walken) e o temido vilão Shere Khan (voz de Idris Elba no original). O roteiro aprofunda todos os personagens, os quais se tornam seres reais em que podemos acreditar e temos vontade de conhecer. Não sei como está a dublagem nacional, mas aconselho escolher a versão legendada na hora de ir ao cinema.
Mogli – O Menino Lobo é uma aventura a moda antiga com selo de qualidade dos estúdios Disney.É uma historia simples contada de uma maneira eficiente que trará em você alguns momentos a lembrar com nostalgia a animação de 1967 e que resgata valores esquecidos pela sociedade atual como amizade,lealdade e a importância da família de forma mágica como sempre sua produtora originou para nos. Somente o necessário!