O filme baseado no romance pós-apocalíptico de Rick Yancey traz a eterna Hit-Girl (Chloe Grace Moretz), no papel de Cassie Sullivan, uma garota que após os ataques mortais, se encontra num ambiente hostil, vivendo de medo e desconfiança de todos onde ao mesmo tempo está numa tentativa desesperada de salvar a vida do seu irmão menor. Enquanto Cassie se prepara para quinta e letal onda, ela se alia a um rapaz que pode acabar sendo sua esperança de salvação.
Em meio a tantos adaptações de sagas literárias juvenil, a quinta onda consegue conquistar a seleta lista de adaptações que deram certo, a partir do momento em que ela se esforça para focar-se em pontos diferentes do livro, mas cruciais para funcionar bem nos cinemas independente de ter ou não lido a saga.
Apesar da trama corrida, é coerente e bem apresentada, tanto em seus efeitos visuais quanto em seu enredo misto de ação, romance e drama deixando o leitor antenado e surpreso com as reais motivações dos inimigos e as surpresas que alguns personagens exibem no decorrer do filme.
O impasse romântico entre os protagonistas muito visto nos livros não atrapalha no longa como também ajuda no desenvolvimento semântico da história.
O filme poderia ter tido mais tempo mas não se torna menos interessante ao mostrar os bastidores de uma invasão e de como as pessoas estão fazendo para sobreviver tirando o foco das naves, ETs e Naves Gigantes.
A Quinta Onda consegue conquistar, o filme foi bem desenvolvido, os atores bem escolhidos, e uma produção digna de ser vista no cinema. Existe muita informação para pouco mais de duas horas de filme, e esperado que a Sony continue investindo na sequência do filme, porque ainda temos muito o que ver pela frente. Foi só o começo.
Como a maioria dos filmes desenhados para serem os capítulos iniciais de sagas cinematográficas, “A Quinta Onda” é uma colcha de retalhos pensado em estabelecer um caminho para suas futuras sequências explorando pouco a pouco a narrativa de forma satisfatória.
Por pequenos detalhes para mim o filme não foi 100% perfeito, mas conquistará os fãs que já leram e acredito que irá agradar ao público que terá contato pela primeira vez com a trama. E não deixe de ver os créditos finais que ficaram bem legais.
Reviravolta e boas surpresas te esperando na 5º onda dia 21 de Janeiro nos cinemas!