Crítica | 1° Temporada – How To Get Away With Murder

Victor Fonseca
3 Min de Leitura

Quem matou Lila Stangard?

Parece até premissa de final de novela das nove da Globo, mas essa é pergunta que guia toda a trama de How to Get Away With Murder. A série combina mistério, homicídio, romance e drama.

Criada pelo roteirista Pete Nowalk e produzida por Shonda Rhimes acompanha uma advogada de sucesso, seus alunos prodígios e dois assassinatos, um consequente do outro. Viola Davis vive a protagonista, Annalise Keating, professora de direito em uma famosa universidade da Filadélfia. Ela é responsável por ministrar a disciplina Direito Penal, ou como ela gosta de chamar, “how to get away with muder” (como cometer um homicídio e sair impune). Todo ano, Annalise escolhe melhores alunos da turma para estagiar no sua prestigiada firma. É nesse momento que conhecemos Michaela, Wes, Laurel, Connor, Asher, os cinco alunos escolhidos por Annalise.

image

Nolwalk foi muito bem sucedido com sua primeira temporada, que tem 15 episódios. A ideia de mostrar a perspectiva de quem vivenciou o crime ao invés de acompanhar as investigações do crime, surpreendeu.

A trama começa com duas linhas temporais, separadas num espaço de tempo de 3 meses, que acompanham os acontecimentos dos dois assassinatos que norteiam os eventos da série.  É nesse momento que percebemos a genialidade do roteiro escrito por Nowalk. O mistério sobre os crimes é muito bem feito e os flashbacks não deixam a trama confusa. Nowalk dá pistas suficientes para que o espectador crie suas teorias e se mantenha interessado durante toda a temporada. A cada episodio, são mostrados novos fatos sobre os assassinatos, como em um quebra cabeça, mas mantém o segredo bem guardado até o fim da temporada.

image

Os personagens são bem desenvolvidos e cada um tem um papel relevante para trama. Destaque para Matt McGorry (Orange is the New Black), que apesar de servir apenas como alívio comico, consegue segurar o seu papel e para Jack Falahee que surpreende ao interpretar Connor Walsh, conquistador que não economiza esforços para conseguir o quer.

E, claro, não podíamos deixar de destacar a atuação de Viola Davis. É impossível imaginar outra atriz interpretando Annalise. Ela consegue lidar com tamanha complexidade da personagem, de uma forma maestral, levando o público a trocar pela personagem mesmo nos momentos mais questionáveis. Davis recebeu a estatueta do SAG Awards de Melhor Atriz em Série Dramática pelo seu desempenho em How To Get Away With Murder e já é uma das favoritas a levar o Emmy desse ano.

image

O último episódio da temporada elaborado de forma exemplar. Consegue responder a quase todas as perguntas que estavam no ar e deixa outras milhares para um promissora segunda temporada.

 

Share This Article
Follow:
Estudante de Jornalismo, mas formado em medicina após 14 temporadas de Grey's Anatomy. Viciado em séries e amante do cinema.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *