Lançado em 2010, Como Treinar Seu Dragão nos trouxe na forma magica e singela da inesperada amizade entre Soluço, um garoto viking e Banguela um dragão, abordar temas como a tolerância entre seres diferentes e de como a união é importante para proporcionar uma evolução social. A animação se tornou desde de então uma das mais interessantes da Dreamworks. Em 2014 sua continuação foi ainda mais longe discutindo a transformação da natureza (não só) humana a partir dos valores construídos por meio da amizade, além de abordar a perda, o amor e o perdão.
O terceiro longa chega pra concluir a historia baseada na série de livros de Cressida Cowell de emocionante e competente coroando quase 10 anos de uma amizade emocionante numa franquia simplesmente incrível.
O terceiro capítulo dessa aventura é simples:Soluço(voz de Jay Baruchel no original)comanda uma Berk utópica na qual dragões e humanos convivem pacificamente, Banguela e Astrid o ajudam a manter a segurança de seu povo. Em uma missão para salvar dragões em cativeiro, Soluço se depara com uma das maiores ameaças que já sofreu: um caçador chamado Grimmel quer matar Banguela e capturar todos os outros dragões. Soluço e Banguela terão que fazer uma jornada até o Mundo Escondido, local das lendas onde os dragões poderão viver escondidos para salvarem toda a espécie. Mas Banguela é distraído por uma Fúria da Luz fêmea e pela primeira vez ele e Soluço terão que seguir caminhos diferentes.
Novamente dirigido por Dean DeBlois a terceira parte foca com mais intensidade na já estabelecida amizade entre os protagonistas.A dupla encara um novo nível de proximidade ao estarem acompanhados de suas respectivas parceiras: Astrid e a Fúria da Luz, que também reforçam cada um a se descobrirem melhor no mundo.Embora eles compartilham de uma grande união, saber que o amigo também deseja viver com alguém semelhante a ele, abre espaço pra reflexões de que respeitar o tempo e o espaço de cada um é fundamental. Com isso a franquia continua sabendo mostrar abordagens maduras de maneira simples mais eficiente para ambos os públicos e isso só reforça o quanto ela é um dos marcos da animação atual. O companheirismo continua sendo um dos pontos mais altos de todo o enredo, que dosa a parte emocional com a cômica; mas há também espaço para o discernimento sobre o que é melhor para ambos.
O elenco em geral não há grandes novidades, sendo elas o vilão Grimmel (voz de F. Murray Abrahams), um caçador implacável e cruel que deseja exterminar todos os fúrias da noite, seguindo o padrão vilanesco da franquia e a Fúria da Luz. No restante os outros ficam sendo mais um apoio que tendo grande relevância na trama, que claramente foca na dupla e seus dilemas. Mas ainda sim, eles são responsáveis por alguns momentos hilários na trama.
Tecnicamente o filme é magnífico. Visual inspirado, cenários lindos, dragões e Vikings bem desenhados e até a trilha sonora funciona bem. A evolução na animação é óbvia, mas o que encanta mesmo é a criatividade e beleza do Mundo Escondido. Pena que esse local mágico aparece menos do que poderia. Se você já achava os filmes anteriores lindos, precisa ver o que a Dreamworks preparou para esse!
Como Treinar Seu Dragão 3 é um desfecho emocionante,harmônico e digno a que toda essa trilogia representou nos últimos anos no cinema.Abordando muito sobre maturidade e o valor que devemos dar às nossas companhias – não importa a duração que tenham, o filme eleva o nível de suas discussões de modo condizente com o que já foi apresentado anteriormente com dois protagonistas cativantes que certamente terão sempre um espaço cativo em nossos corações.