Christopher Nolan critica decisão de lançamentos da Warner em 2021

Danilo de Oliveira
4 Min de Leitura
Warner Bros./Reprodução

O anuncio bombástico da Warner sobre seus lançamentos para 2021 no cinema e streaming simultaneamente ainda está dando o que falar.

Vários talentos envolvidos com o estúdio estão insatisfeitos, e a Legendary pode até processar a empresa por quebra de contrato. Agora, um dos cineastas mais importantes que cultivava um longo relacionamento com a Warner se pronunciou sobre a decisão. Christopher Nolan forneceu uma declaração ao THR criticando fortemente a medida, chegando a chamar o HBO Max de “pior streaming”.

“Alguns dos maiores cineastas da indústria e estrelas de cinemas mais importantes foram dormir na noite anterior pensando que eles estavam trabalhando com o maior estúdio de cinema do mundo, e acordaram descobrindo que eles estavam trabalhando para o pior serviço de streaming. Warner Bros. tinha uma incrível máquina de lançar os trabalhos dos cineastas em todo lugar, tanto nos cinemas quanto em casa, e isso está sendo desmontado enquanto falamos. Eles nem entendem o que estão perdendo. Essa decisão não faz nenhum sentido econômico, e até o investidor mais casual de Wall Street pode ver a diferença entre ruptura e disfunção”.

Antes da declaração, o diretor já havia se pronunciado em entrevista ao Entertainment Tonight sobre a situação, declarando:

“Eu estou sem acreditar. Especialmente da forma que eles fizeram. Tem muita controvérsia ao redor disso, porque eles não disseram para ninguém. Em 2021, eles têm os melhores cineastas do mundo, eles têm as maiores estrelas de cinema que trabalharam por anos, em alguns casos, nesses projetos, que significam muito para eles e que devem ser vistos na telona. Eles são feitos para serem lançados para os maiores públicos, e agora eles estão sendo usados como produtos com menor valor para o serviço de streaming – para o serviço de streaming novato – sem nenhuma consulta. Então, tem muita controvérsia. É muito, muito, muito, muito bagunçado. É uma verdadeira isca e troca. Não é como você deveria tratar seus cineastas e estrelas, e pessoas que deram tudo para seus projetos. Eles mereciam ser consultados sobre o que aconteceria com seus trabalhos.

Nolan trabalha com a Warner desde 2005, quando fez “Batman Begins”. O cineasta nunca saiu do estúdio, mas com tal situação, e a gravidade de suas palavras contra a empresa, é possível que o relacionamento chegue ao fim. É válido notar que em 2020, a Warner cedeu à vontade do diretor de lançar “Tenet” nos cinemas mesmo em meio à pandemia, fazendo com o que filme fosse uma decepção de bilheteria, ocasionando em prejuízo para o estúdio. Para a Warner, deixar Nolan, talvez sua parceria de maior renome, feliz parecia ser o objetivo. Mas com uma decisão que coloca o streaming – visto com tão maus olhos pelo cineasta – tão equivalente aos cinemas, parece que os esforços não foram suficientes.

Enquanto novas informações são ditas pelo estúdio, a sua estratégia de lançamento para 2021 segue sem alterações.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *