A CCXP já é uma das maiores Comic do mundo visto a grandeza e relevância que a cada ano ela se torna pra as empresas do entretenimento. Momentos épicos são sempre algo pra encher de orgulho tanto a organização como a gente, mas também tem aqueles momentos que não são tão épicos como em todo evento, mas que merecem ser relatados para uma melhor solução para a próxima edição.
Com isso,trazemos 4 momentos nada épicos do evento esse ano que esperamos não ver em 2020:
4 – Fila dos Auditórios
Como todo mundo sabe uma Comic Con em qualquer lugar do mundo tem filas e mais filas e se você deseja ver seu artista ou ativação favorita tem que passar. É um teste de paciência e resistência que nem todos tem, mas normal em um evento com mais de 280 mil pessoas como foi a desse ano.Mas tem um detalhe: Com o publico crescente surge novos problemas com as tais organizações das filas.
A CCXP melhorou bastante a organização em separar as filas pra entrar no auditório Cinemark e pra quem quer ir direto para a feira e melhorou bastante o fluxo, mas esse ano algo problemático surgiu: As filas do auditório são bem competidas com pessoas ficando mais de 24 horas nelas, esse ano a fila para o sábado começou a se formar na sexta 15 horas e a organização que só libera as pulseiras para o mesmo na madrugada do dia decidiu liberar as pulseiras com o dia de sexta do evento ainda acontecendo. Resultado:quem comprou ingresso para apenas para um dia especifico, acabou se “beneficiando” dessa atitude errada da organização e quem adquiriu os 4 dias ou o Epic, que tem um valor muito mais alto e estava ainda desfrutando do evento, nenhuma chance de ao menos tentar conseguir como deveria ser. A CCXP20 com certeza será ainda maior e a organização tem saber ajustar isso pra se não ocorra novamente.
3 – Organização e Comunicação
Continuando falando de filas, algo que sempre tem que ser refletido: Quanto mais gente, mais atenção deve se ter, porque controlar muitas pessoas é necessário organização e comunicação muito bem estabelecida.
Uma ideia pra facilitar o acesso da maioria a desfrutar dos concorridos estandes, seria agendamentos tanto online (realizado desde o ano passado pela Warner) como de um jeito presencial, e também claro essa informação ser passada de uma forma mais clara pra o público saber antecipadamente e se programar! Facilitaria tanto a organização quanto o público.
Falta de comunicação acabaram acarretando em uma formação de fila sem motivo para fotos e autógrafos para os artistas do painel da Netflix, o que só foi informado 2 HORAS depois que não aconteceria! Staff mais treinados para esclarecer e atender a demanda do publico é o mínimo que se exige e alguns parecem que não passaram por algum tipo de treinamento. Segurança mais preparada para lidar com certas situações tanto dentro como do lado de fora, são coisas que precisam ser vista, já que a feira está se tornando a cada ano maior e tentar ao máximo passar essa experiência de grandeza é o que precisa ser pautada e revista a cada final de edição. Exemplo de desorganização da equipe pode se colocar como exemplo ano passado onde ao organizar certo a fila na sexta pra entrar no auditório principal,no final liberaram o lado errado, sendo que quem chegou cedo, acabou entrando mais tarde pela falta de comunicação de algumas pessoas da organização e com isso gerou um tumulto generalizado por um erro bobo. Acidentes podem ser evitados com esse tipo de alinhamento.
2 – Saída
A saída da São Paulo Expo é um dos grandes problemas pra eventos desse porte e todo ano sair é muito pior que entrar na CCXP.
Mesmo com ônibus translado,é uma aventura tão tortuosa quanto a que os heróis enfrentam. Não sei se a organização do evento já entrou em contato com a prefeitura da cidade pra de alguma maneira tentar melhorar esse fluxo,mas na grandiosidade que o evento é espero que já esteja fazendo ou que esteja na pauta. É complicado devido a via de acesso ao local mas é algo a ser visto a longo prazo durante o ano.
1 – Vazamentos
Sim,esse não é pra o evento especificamente,mas sim pra nos que consumimos.
Depois de 6 anos ocorreu o primeiro vazamento de material inédito do auditório Cinemark e isso pegou bastante mal pra a gente. Os estúdios estão cada vez mais confiando e se impressionando com a nossa Comic Con que a cada ano mais e mais conteúdo exclusivo estão vindo pra cá e pra isso continuar nós público temos que fazer o esforço de ajudar o evento de não filmar ou fotografar algo que não seja permitido.
Sei que estamos na era digital,mas um vazamento desse por menor que seja acaba gerando algo bem negativo e no caso o estúdio que teve seu material colocado sem permissão, fica receoso em trazer algo muito maior no ano seguinte(no caso foi a Warner). Vamos nos conscientizar para não acontecer isso mais galera! Nosso país com os problemas que está passando ao menos tem mostrar que nisso somos melhores que os gringos!
Houve algum momento que não foi tão épico para você? Diga nos comentários!