Não é o inferno, mas também não parece o céu. A melhor definição da cidade de Rockwood é mesmo “purgatório”? A aguardada sequência da premiada série sobre a vida simples de super-heróis decadentes foi eleita a melhor Série Original em 2017 pelo Eisner Awards, “Black Hammer“ é uma obra detalhada com toda a dedicação de Jeff Lemire, um dos maiores nomes dos quadrinhos da atualidade. Além de uma homenagem a grandes clássicos do gênero, as histórias dos cinco ex-heróis que vivem isolados do mundo numa fazendinha pacata, relembrando os dias de glória e ao mesmo tempo o que fizeram antes de parar nessa dimensão…. estamos prontos para presenciar “O Evento”, volume 2 da HQ lançada pela Editora Intrínseca.
Depois de salvar o mundo numa batalha épica em Spiral City, eles se viram presos numa cidade que mais parece uma realidade paralela, e agora acumulam dez anos de frustrações nessa localidade, pois são obrigados a se passarem por pessoas comuns. Uma visita inesperada consegue romper com as barreiras invisíveis que levam até a fazenda, e com ela pode ter chegado também a chance de esses heróis finalmente saírem do purgatório. A apresentação da personagem Lucy, filha do notório herói Black Hammer é o que nos trará esperança e representatividade ao mesmo tempo. Como acaba de chegar, ainda não se contagiou com o pessimismo que paira em Rockwood. Afinal, 10 anos se passaram e tudo parece igual.
Muito mais drama será adicionado aos momentos de mistério que já existiam, e com isso uma conclusão bastante curiosa para quem subestima os personagens que já começam a entender a ameaça iminente do AntiDeus que causou todo esse fim trágico para os hérois, que vão além desse grupo apresentado. Os traços ainda são de tirar qualquer leitura do papel de tão dinâmico e sem a combinação de vários gênios das HQs, nada disso seria essa compilação de qualidade. Sempre teremos nosso personagem favorito, e aquele que odiaremos suas atitudes, mas são tão humanos que é impossível não respeitar cada um em seu espaço.
A história começa a trazer clareza naquilo que era novo para quem leu “Origens Secretas” (volume 1), deixando a história mais pesada no tocante ao finado ícone Black Hammer ser apresentado nessas páginas, e dessa vez mais do que uma menção dos seus companheiros de equipe. Todos os personagens terão seus planos de fundo com uma abordagem própria, o que no volume anterior trouxe alguns, nessa teremos os demais heróis… Destacamos a origem da robô desse supergrupo que foi um inesperado alívio cômico para o peso que viria a seguir, e de forma adicional essa parte conta com a arte do espanhol David Rubín em uma história que mostra como o Coronel Weird conheceu sua companheira robô, Talky Walky.
A obra traz também os temas favoritos do autor: com as questões típicas de relacionamentos familiares conturbados e a recordação de traumas do passado. Teremos aqui de temas LGBT a violência doméstica, situações atuais para não se deixar passar. Por curiosidade, os direitos da franquia “Black Hammer” foram adquiridos pela Legendary Entertainment, produtora de vários filmes de sucesso, como “Batman Begins“, “Círculo de Fogo” e “Jurassic World“. A história ganhará adaptações para as telas de cinema e para a TV, ainda a ser anunciado. Ansiosos pelas próximas edições?
Com direito a algumas artes bônus e rascunhos de algumas cenas, não faltará uma homenagem que compara a capa da HQ “Batman: O Cavaleiro das Trevas” em que o Black Hammer recebe sua versão mais brutal. Adoramos e já torcemos por um crossover!