Em resposta à decisão do prefeito Marcelo Crivella (PRB), que exigiu a censura da HQ “Vingadores – A Cruzada das Crianças”, o youtuber Felipe Neto anunciou nesta sexta-feira, 6, que comprou e vai distribuir gratuitamente 14 mil livros que tenham temas ou personagens do universo LGBT na Bienal do Livro.
Escrita por Allan Heinberg e publicado originalmente em 2010, o quadrinho tem como personagens centrais o casal abertamente homossexual Wiccano e Hulkling, que aparece abraçado e dividindo a mesma cama em algumas páginas.
A prefeitura do Rio notificou extrajudicialmente a Bienal, não pedindo o recolhimento dos livros, mas dizendo que os exemplares de “Vingadores” fossem lacrados e viessem com uma classificação indicativa ou aviso de que há material ou cenas impróprios para menores de idade.
O youtuber não fará as entregas pessoalmente, o que ficará a cargo de pessoas de sua equipe e de outros organizadores da performance.
Acabei de autorizar a compra de mais 4 mil livros para esgotar de vez o estoque de livros com temática LGBT na bienal.
Serão 14 mil livros distribuídos GRATUITAMENTE para quem quiser, amanhã (sábado – 07/09), na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Aqui não, @MCrivella pic.twitter.com/ZuR2e9uu5o
— Felipe Neto (@felipeneto) September 6, 2019
A Bienal também conseguiu, nesta sexta (6), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro um mandato preventivo de segurança para garantir o pleno funcionamento do evento neste final de semana.
Por meio de seu Twitter, a Bienal comunicou que o mandato tem como objetivo proteger os direitos dos expositores de “comercializar obras literárias das mais diversas temáticas” – leia abaixo:
NOTA OFICIAL pic.twitter.com/ZCSkzWVv9c
— Bienal do Livro Rio (@bienaldolivro) September 6, 2019