As sequências de Avatar serão os primeiros filmes de grande orçamento a usar a projeção 3D que não necessita de óculos para assistir. Segundo o Screen Rant, os filmes terão acesso a um novo sistema de projeção a laser desenvolvido pela Christie Digital.
Assim como o início do 3D, que foi popularizado pelo primeiro Avatar, poucos cinemas receberão o sistema, que ainda está em desenvolvimento. James Cameron, o criador da franquia, ajuda no processo, que permitirá imagens mais nítidas e um efeito de profundidade ainda maior do que o visto na tecnologia atual.
Avatar 2 estreará em 18 de dezembro de 2020 e Avatar 3 chegará aos cinemas em 17 de dezembro de 2021. Com um curioso hiato de três anos, Avatar 4 só poderá ser visto em 20 de dezembro de 2024 e a última parte da franquia, Avatar 5, chega em 19 de dezembro de 2025.
James Cameron dirigirá todos os longas, que contarão com Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver e Stephen Lang de volta. O ator neozelandês Cliff Curtis, de Fear the Walking Dead, será Tonowari, o líder dos Metkayina, um clã dos arrecifes. Os roteiros serão assinados por Cameron junto a Josh Friedman, Rick Jaffa, Amanda Silver e Shane Salerno.