Baseada na novela de mesmo nome exibida no SBT( que também é baseada em um livro) As Aventuras de Poliana – O Filme traz para os cinemas a protagonista já maior de idade, tentando se provar que pode ser independente. Uma aventura que apesar de divertida e entregar o programa ideal para a criançada e fãs da novela, acaba entregando um roteiro com altos e baixos.
Determinada a estudar no exterior, Poliana encontra obstáculos quando seu pai, Otto, expressa preocupações sobre sua maturidade. Em uma tentativa de provar sua responsabilidade, ela decide iniciar uma jornada de trabalho no deslumbrante Maya Palace. Acompanhada por seu namorado João e pelos amigos Kessya e Luigi, a protagonista irá vivenciar varias situações e aprender da melhor maneira que para crescer é muito mais difícil que se imagina.
A trama roteirizada por Íris Abravanel (que trabalhou também na novela) e dirigida por Cláudio Boeckel, entrega uma premissa simples, bem padrão de obras infanto juvenil do cinema nacional. As lições de aprendizados sobre a vida, as aventuras e confusões que o grupo se mete para o andamento da trama estão e garante as risadas e diversão para seu publico.
O problema, se dá em cima da protagonista. Por está centralizado em cima de sua protagonista, aqui está o ponto forte e ponto baixo do longa. Poliana é contente e sempre positiva, devido ao seu “jogo do contente” e no decorrer da trama , ele descobre da pior maneira que essa sua visão, nem sempre é a melhor maneira de ver ou enfrentar as situações do cotidiano. O problema é junto a isso, a ingenuidade da personagem em muitos momentos é tão forçada que fica difícil de passar o pano para ela, e sem falar que soa com o tipico problema de patricinhas que acha que o mundo real se parece com o seu em uma mansão e que ele gira ao seu redor, mas quando vêm pra a realidade, o choque é grande!
Essa parte é até bem colocada pelo elenco de apoio, visto que eles confrontam ela, mas a protagonista gera um contraste de antipatia com essa ingenuidade forçada. Pra complicar isso, o roteiro derrapa e entrega situações bem equivocadas e sem logicas em seu terceiro ato, salvando algumas coisas.
O elenco está ok e não compromete, fazendo o básico de uma aventura desse estilo traz. O elenco mais velho feito por Dalton Vigh e Jackson Antunes, apesar do pouco tempo, são os que entregam as mais imponente e importantes frases do filme.
No final As Aventuras de Poliana – O Filme entrega o que seu publico alvo espera: uma simples e divertida aventura com os personagens saindo das telinhas e chegando as telonas, contudo poderia ser um programa muito melhor se explorasse as lições de maturidade que quer passar para sua protagonista.