Após Aquaman ter estreado nos cinemas, um dos pontos forte do longa é o universo submarino criado com os efeitos visuais, o que resultou no favoritismo dos fãs para indicação do filme na categoria do Oscar 2019. Mas isso não aconteceu, e o diretor James Wan não poupou criticas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O ultimo dia 22 de dezembro, uma lista de finalistas foi divulgada para a categoria e o longa da DC não foi selecionado entre os melhores, que incluem Vingadores: Guerra Infinita, Pantera Negra e Homem-Formiga e a Vespa.
Em sua página no Facebook, o diretor respondeu a um comentário do supervisor de efeitos especiais do filme, Kevin McIlwain, dizendo que a ausência de Aquaman na categoria é “uma desgraça”.
“Kelvin, você e seu departamento são os heróis não celebrados deste filme. O fato de seus colegas de efeitos visuais da Academia não terem reconhecido ou valorizado tudo com o que nós/vocês contribuiram para o filme é uma desgraça.”
Depois Mcllwain fez um comentário em resposta a Wan, concordando com a crítica.
“Eu concordo com você, James. Foi um choque para todos que nós não estejamos entre os 10 pré-selecionados pela Academia. O processo de seleção é muito falho e sujeito a influências.”
O elenco de Aquaman conta com Jason Momoa no papel principal e Amber Heard como Mera, Willem Dafoe (Vulko), Nicole Kidman (Rainha Atlanna) e Yahya Abdul-Mateen II (Arraia Negra), entre outros.
A direção fica por conta de James Wan. Aquaman já está nos cinemas brasileiros.
Os indicados da 91ª edição do Oscar 2019 serão anunciados em 22 de janeiro. A cerimônia oficial acontece em 24 de fevereiro de 2019.