De acordo com o analista de mercado Ben Schachter, da Macquaire Securities, o anúncio do Playstation VR pode significar o domínio da Sony na atual geração de consoles.
Para o especialista, a previsão deve-se principalmente ao histórico da empresa no setor de games, além do foco principal para o dispositivo na área de entretenimento.
“A Sony lançou múltiplos consoles em mais de 20 anos. Ela sabe como alinhar lojas de varejo, desenvolvedores, publishers, e outros”, disse. “Ela também sabe como vender para consumidores e trazer experiências que eles adoram”.
“Enquanto a HTC e o Facebook estão focando em uma adoção mais abrangente de realidade virtual por meios sociais, entretenimento e negócios, a equipe PlayStation da Sony está focada em jogos e entretenimento”.
O analista acredita que o dispositivo da Sony venderá até 8 milhões de unidades em seus 2 primeiros anos no mercado.
A maior dúvida fica agora com o HoloLens, possível competidor do Playstation VR desenvolvido pela Microsoft, que planeja implementar a chamada “realidade aumentada”, trazendo diferentes objetos holográficos e interativos ao seu ambiente.
“O que a Microsoft fará como resposta?”, se perguntou o analista. “Sem uma resposta, podemos esperar um domínio completo da Sony pelo resto do ciclo de consoles”.
Em janeiro, a Sony revelou que o PS4 vendeu cerca de 35,9 milhões de unidades.
O Playstation VR sai em outubro nos EUA, por US$ 400. O dispositivo não tem previsão de chegada no Brasil.
De acordo com Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment,mais de 230 desenvolvedoras estão trabalhando em games de realidade virtual para o aparelho, de empresas independentes a grandes produtoras. O executivo também disse que cerca de 50 jogos serão lançados desde o dia de lançamento do aparelho até o fim do ano.