Kristen Stewart desde de Crepúsculo onde ganhou a fama de inexpressiva mudou da água para o vinho. A atriz assim como seu parceiro na produção Robert Pattinson trilharam uma carreira longe dos blockbusters e criaram uma carreira completamente diferente ao que mostraram na saga. Stewart que já tinha voltado as grandes produções ano passado com o injustiçado As Panteras, retorna esse ano nesse suspense claustrofóbico que emula o horror de Alien: O Oitavo Passageiro só que embaixo d’água.
A trama conta uma equipe de trabalhadores de uma estação de mineração na Fossa das Marianas que precisam fugir da base quando um acidente faz emergir do centro da Terra criaturas monstruosas.
O roteiro é ágil e não enrolar nos acontecimentos e nas explicações. Tudo acontece muito rápido e ele te dá informações pontuais e certeiras para você entender o que a trama propõe e onde ela quer chegar. Apesar de não se arriscar e mostrar muitos dos elementos já vistos em outros filmes do gênero, Ameça Profunda acerta em fazer o espectador sentir que está ali vivendo aqueles eventos catastróficos com os personagens.
Tudo é bem bolado com uma fotografia escura e esverdeada do oceano que traz bem contraste ao elemento claustrofóbico que a jornada dos personagens. Junte isso ao um bom uso de CGi e algumas mortes bem criativas e está bem armado o programa para os fãs do gênero.
Stewart leva o filme nas costas em temos de atuação,sendo quase uma versão da Ripley mas sem ter o mesmo impacto dramático de uma Sigourney Weaver em Alien, o Oitavo Passageiro (1979) mas entrega bons momentos aflitivos, cheios de ação e uma certa carga dramática.O resto do elenco é funcional e traz bons nomes como Vincent Cassel que aqui interpreta o Capitão do laboratório numa boa atuação, e alguns outros nomes mais conhecidos do público de séries de TV como a atriz Jessica Henwick (da série da Netflix, Marvel’s Punho de Ferro), Mamoudou Athie (da produção do facebook watch, Sorry For Your Loss) e ainda T.J. Miller (Deadpool) aqui mais uma vez sendo o alivio cômico.
Ameaça Profunda é pontual e entrega uma produção que se rende as formulas básicas do gênero, mas que ao menos as realizar de forma satisfatória que deve agradar os ávidos por um horror claustrofóbico, só não esperem um novo Alien, porque ai já é demais!