Criados na década de 30 pelo cartoonista norte-americano Charles Addams, A Familia Addams com seu jeito excêntrico, marcou gerações com animações,séries, principalmente pelas produções live actions dos anos 90 encabeçadas pelo saudoso Raul Julia e a divinamente memorável Angelica Houston nos papeis do casal Gomez e Morticia.
Agora em 2019, a família volta aos cinemas em uma animação que apesar de acertada no visual e algumas mensagens e nostalgias entrega algo no minimo básico para aqueles com mais expectativa.
A trama começa mostrando a união de Gomez (dublado no original por Oscar Isaac) e Morticia (voz de Charlize Theron) e como acharam a mansão abandonada e mal assombrada que passaram a chamar de lar. Em seguida vemos a chegada das crianças Wandinha e Feioso, até os dias atuais em que a família precisa estruturar seus laços como enfrentar uma vizinha que por achar-los “bizarros” quer os eliminar a todo custo.
O detalhe interessante do roteiro do Matt Lieberman e Pamela Pettler é que apesar de simples,pros fãs das produções de 93, traz bastante ideias e cenas deles, como o caso da Wandinha querer conhecer as coisas do mundo “normal” e cenas como Morticia em seu jardim de rosas negras.Um outro ponto interessante do roteiro dessa nova animação, é a abordagem sobre assuntos como a questão da privacidade digital e os preconceitos com o incomum, que apesar de serem colocados e tratados de uma forma um tanto superficial, a intenção é no minimo legal de se refletir, de resto essa nova adaptação parece como algo já apresentado anteriormente, o que pode fazer os mais ansiosos um certa decepção quanto a ela. As piadas com produções do gênero do horror são as melhores.
No quesito animação, o trabalho da produção traz bem as características bem parecidas das animações clássicas e nas tirinhas dos anos 30, o atual visual dos personagens pode causar um certo de desconforto no primeiro momento, mas no fim vemos algumas semelhanças com o estilo peculiar do diretor Tim Burton. A dublagem tanto a nacional como a original faz um belo trabalho de atuação.
Família Addams é divertido e excêntrico na medida que esses personagens são. Embora não apresente nada de novo ao que já foi visto antes, a animação é uma boa pedida pra gurizada que não pode ter o prazer de conferir os live actions dos anos 90.