Crítica – Creed: Nascido Para Lutar

Danilo de Oliveira
4 Min de Leitura

Rocky Balboa se tornou um dos personagens mais clássicos da história do cinema.Sua trajetória ao longo de seis filmes teve altos e baixos mas sem duvida foi memorável.

Com o peso de honrar um legado e, ao mesmo tempo, construir um novo episodio para a serie, que o diretor e roteirista Ryan Coogler do excepcional ‘Frutivale Station’ nos traz Creed: Nascido Para Lutar ,uma digna passagem de bastão (luvas no caso).

Na trama vemos Adonis Johnson (Michael B. Jordan), filho de Apollo Creed, antigo rival que depois se tornou um grande amigo de Rocky. Adonis resolve deixar o emprego e a boa vida de Los Angeles para se tornar um lutador. Para isso, ele vai para a Filadélfia e tenta convencer o aposentado lutador a treiná-lo. Depois de resistir, Balboa vê talento no rapaz e aceita o desafio de orientá-lo. A partir daí, os dois percebem que a maior luta pode não estar no ringue, mas sim na vida.

373417

Por quase duas horas e quinze, Coogler comanda a saga do novo pugilista de maneira precisa e ágil. Podemos ver isso principalmente nas cenas de lutas, em que uma trilha sonora poderosa acompanha de forma empolgante cada golpe dado por Adonis nos adversários. Além disso, o cineasta mostra ousadia ao não se prender tanto no que foi construído nos seis filmes anteriores da saga de Balboa.

Mas podem ficar tranqüilos, que há referencia da franquia por vários momentos. Não entrarei em detalhes, pois elas devem ser descobertas por conta própria, justamente para não estragar a surpresa.

Michael B. Jordan interpreta magistralmente Adonis Creed, comprovando que tem o carisma necessário para dar continuidade a franquia,se assim for confirmado. Destaque também para bela Tessa Thompson no papel de Bianca. Ela vive uma musicista pela qual Adonis se apaixona. O relacionamento dos dois é bem diferente da dinâmica de Rocky e Adrian. Enquanto Adrian era uma moça tímida e oprimida por seu irmão Paulie, Bianca é uma jovem independente e de atitude. Um paralelo muito interessante entre os filmes e suas épocas.377011

Sylvester Stallone brilha na pele de Rocky Balboa e nos brinda com sua melhor atuação na carreira. Stallone nasceu para ser Rocky. Testemunhamos sua ascensão e seu declínio. Sua juventude e sua velhice. Sabemos quem é esse personagem e seu passado. Stallone mergulha emocionalmente em sua personagem de um modo nunca visto antes em sua carreira. E ele também trava uma luta pessoal absurdamente linda neste filme. Com certeza sua vitoria no Globo de Ouro foi justíssima e sem duvida, será um forte candidato ao Oscar.

Creed03163.dng

Creed: Nascido para Lutar é a prova viva de que filme feito pela paixão, e não apenas por dinheiro, consegue emocionar todas as gerações, afinal, traz mensagens de vida que podem servir de motivação para muitas pessoas. Além de ser o filme mais próximo do espirito original do primeiro ‘Rocky’.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *