“Querido Jaime” é um livro de drama escrito por Eduardo Lages em 2015.
Conheci “Querido Jaime” de um modo pouco convencional (pelo menos pra mim): Através do próprio autor, e fui imediatamente atraída pela história. Ao contrário dos livros nacionais mais novos que li recentemente, o enredo se passa numa cidade real e nada fantasiosa.
Jaime é um senhor paulista de 72 anos solitário e aposentado que, num dia que parecia nada incomum, passa pelo que talvez seja a maior jornada de sua vida ao se perder na capital São Paulo. Em 12 capítulos, o enredo sóbrio e direto aborda seu passado e família, além de seu presente vazio e triste, um tanto diferente do que eu esperava quando comecei a leitura.
Em seu caminho, o idoso também encontra alguns personagens e locais que, de forma particular, guiam seu caminho e decisões na enorme cidade e preenchem um pouco do vazio de coração.
A primeira edição da obra foi – além de escrita – ilustrado, projetado e revisado pelo próprio Eduardo Lages, que o vende independentemente diariamente na Avenida Paulista, em São Paulo, SP. (Mais exatamente, “de segunda a sexta feira, no número 2000 ou 1919 da avenida paulista, próximo ao metrô consolação, das 11:00 as 19:00” Segundo a página do autor.)
Além disso, o livro é curtíssimo – com apenas 80 páginas – e simples de se entender, mas exige um pouco mais de maturidade por seu tom sério.