Cabrini | Um drama biográfico comovente sobre uma mulher pioneira

Danilo de Oliveira
3 Min de Leitura
4 Ótimo
Crítica - Cabrini

Realizado pelo mesmo diretor de conturbado O Som da Liberdade, Cabrini é um drama biográfico sobre Francesca Cabrini, irmã que enfrentou adversidades para fazer o bem para os mais necessitados e criou um legado incrível com isso.

O longa retrata o percurso notável da Irmã Francesca Cabrini desde a sua chegada a Nova Iorque em 1889. Sem nada em seu nome, ela vê-se confrontada com uma realidade semelhante à de milhares de imigrantes italianos.

Paris Filmes/Reprodução

O novo projeto de Alejandro Monteverde é a prova que um bom roteiro pode entregar uma obra de qualidade. O roteiro apesar de se utilizar da forma já conhecida por muitas obras do genero, sabe explorar com eficiência e entregar uma longa comovente e notório da luta e perseverança da freira que enfrentou as ordens da igreja e da cidade de Nova York em prol de ajudar os necessitados, principalmente crianças e imigrantes italianos. A produção não é apenas um tributo ao seu trabalho, mas também uma fonte de inspiração para todos nós, destacando a importância da força interior e da dedicação a causas justas.

Cristiana Dell’Anna(Gomorra) retrata brilhantemente esta mulher excepcional, enquanto David Morse e John Lithgow completam o elenco, cada um trazendo uma profundidade única a esta narrativa inspiradora. Cabrini revela-se uma personagem simultaneamente poderosa e frágil, capaz de afirmar com veemência: “Somos imprudentes ou morremos “. O filme é uma verdadeira lição de vida, encorajando o espetador a aprender a ultrapassar os seus medos e a perseverar para atingir os seus objectivos.

Apesar da estrutura se focar em cima de uma figura religiosa, o filme ultrapassa as fronteiras da religião e da fé para chegar a um público muito mais vasto. Embora centrado na vida de Francesca Cabrini, uma freira canonizada pela Igreja Católica, o filme vai muito para além da fé católica para apelar a um público universal.

Paris Filmes/Reprodução

A direção de Monteverde é uma evolução ao seu projeto anterior. O diretor conduz com ótimo controle seu longa, mesmo que não seja algo excepcional, mas já mostra uma melhora significativa ao projeto anterior. A fotografia e o design de produção consegue passar muito bem Nova York do final do século XIX.

Cabrini vai além das fronteiras da religião e da fé para trazer uma bela e inspiradora história de resiliência e dedicação de uma mulher que deixou um legado importante e que merece ser conhecido.

Crítica - Cabrini
Ótimo 4
Nota Cinesia 4 de 5
Share This Article
Leave a comment