Lançada em 2017, Beomjoidosi ( aqui trazido como Os Fora da Lei) apresentou ao público o detetive porradeiro Ma Seok-do de Don Lee (ou Ma Dong-seok), que trazia aquele estilão dos astros da porradaria dos anos 80 como Stallone, Schwarzenegger, Chuck Norris, entre outros.
O longa foi um sucesso na Coreia do Sul e logo virou uma franquia que agora com o nome de Força Bruta (o segundo filme ganhou esse titulo aqui) chega a sua terceira produção ao Brasil (um quarto filme já foi lançado, mas segue inédito no Brasil), sem reinventar a fórmula dos filmes de ação e entregando o de praxe: Uma ótima e divertida produção de ação com um protagonista que resolve tudo na base do braço e consolidando Don Lee como um novo rosto do gênero.
Ma Suk-Do (Ma Dong-seok, de ‘Eternos’, da Marvel) é um investigador policial fora do comum. É que suas técnicas envolvem muito mais a força bruta do que interrogatórios. Quando, um dia, ele é chamado para investigar uma morte suspeita de assassinato de uma jovem acompanhante, o desenrolar da trama irá acabar levando a ele e à sua equipe a um caminho totalmente inesperado, envolvendo grandes nomes não só do submundo do crime na Coreia do Sul, mas também a uma rede internacional de tráfico, o que exigirá que Ma Suk-Do e sua equipe tenham que correr contra o tempo para impedir que qualquer suspeito escape do país.
O maior barato de Força Bruta é que ele não esconde sua estrutura simples e básica de filmes policiais e de ação dos anos 80/90 e a explora muito bem. Sem precisar da necessidade de assistir aos filmes anteriores para aproveitar a experiência, o longa não esconde suas previsibilidade da sua trama, mas ao colocar um personagem brucutu que resolve tudo na base da tapa e do punho que tem um carisma igualmente ao seu tamanho, tudo isso vai para o segundo plano.
O humor é usado de forma pontual em momentos chaves e ajuda a ação a fluir de forma satisfatória durante toda o longa. Uma vez que o protagonista é esse brucutu com coração, é nos momentos mais inesperados que algum diálogo ou ação surreal acontece e que acaba pegando a gente de surpresa – e é a surpresa que promove o riso no espectador. Aquela frases de efeitos que muitos astro da pancadaria utiliza em seus filmes, também estão aqui e elas são tão inesperadas que pegam a gente de jeito.
Pra finalizar, Força Bruta: Sem Saída entrega ação do inicio ao fim, intercalando com uma boa dose de humor e um protagonista carismático. É o tipo de programa perfeito para quem curte um bom filme ação. Agora é aguardar que venha muito mais produções para Ma Suk-Do sentar a tapa nos mal feitores!