Meu Malvado Favorito 4 mantêm sua essência para garantir a diversão do seu público

Danilo de Oliveira
6 Min de Leitura
3 Bom
Crítica - Meu Malvado Favorito 4

Meu Malvado Favorito lançado em 2010 foi uma aposta muito acertada de uma tímida e até então desconhecida Illumination.

O longa apresentou uma divertida aventura de vilão que queria roubar a lua, mas teve seu coração roubado por 3 órfãs e tornou um paizão! O fenômeno que também se potencializou por causas das fofas figuras dos Minions tornou em uma franquia incrivelmente rentável com 3 sequências e 2 derivados dos Minions de grande sucesso.

Meu Malvado Favorito 4 mantêm essa essência da franquia sem se arriscar, mas garantindo a diversão do seu público em uma nova aventura com Gru e sua família, e claro seus ajudantes fofos, Os Minions.

Universal Pictures/Reprodução

Em seu quarto ano na franquia, equilibrar a vida de agente secreto da Liga Anti Vilões com a atribulada rotina de pai de família já virou moleza para Gru (Steve Carell), mesmo com a chegada de um novo garotinho. Ao lado de sua esposa Lucy (Kristen Wiig) e suas queridas filhas adotivas Margo (Miranda Cosgrove), Edith (Dana Gaier) e Agnes (Madison Polan), o homem que construiu sua reputação na base da vilania agora precisa superar um desafio maior do que qualquer inimigo: conseguir conquistar o amor de Gru Jr., seu filho biológico cuja única diversão é atormentar o pai.

Mas é claro que, como nada está tão ruim que não possa piorar, Gru ainda tem que enfrentar a ameaça de Maxime Le Mal (Will Ferrell), um supervilão que possui uma história de longa data com o chefe dos Minions e que jura se vingar pelo mal que lhe foi causado. É assim que, mais uma vez, Gru e companhia se veem diante de uma corrida contra o tempo, em meio às trapalhadas dos bichinhos amarelos, para derrotar a nova ameaça.

Universal Pictures/Reprodução

Sem se preocupar em propor reflexões ou trazer algum tipo de temática subentendida como recentes animações da Pixar, por exemplo, a franquia como já de costume, vai no lado contrário e abordar a diversão e a simplicidade que seus últimos exemplares já tinham apresentados ( assim comos os dois derivados de Minions) e olhando por cima, a aposta de jogar no seguro, Meu Malvado Favorito 4 entrega o que o público espera dele sem tirar nem por. Minions, Gru e família em novas confusões. Por outro lado, as novidades que tirando o Gru Jr. são pouco aproveitados como por exemplo a nova personagem Popys, que quer ser uma prodígio de vilã e meio que “pede” a Gru pra idealizar sua missão, é meio que só inserida na trama e esquecida depois.

Os Mega Minions é outra novidade pra inserir nova camada nas fofas criaturas amarelinhas que são inseridas e valem mais para sátira aos heróis de quadrinhos que estão presentes nos cinemas. Aliás as referências a cultura pop é um prato cheio para fazer os adultos rirem nos cinemas.

O próprio vilão da vez, Maxime Le Mal é uma referência e tanta, já que ele relembra A Metamorfose, clássico escrito por Franz Kafka, e A Mosca (1986), de David Cronenberg, em suas características peculiares.

Universal Pictures/Reprodução

Ainda que não tenha a mesma originalidade do seus dois primeiros filmes, Meu Malvado Favorito 4 sabe que seu coração está no elenco familiar. Gru, Lucy e as crianças garantem o caminho para continuar cativando o seu público e o roteiro assinado por Mike White – que é ninguém mais, ninguém menos do que o premiado showrunner de The White Lotus é ácido para manter isso e brincar com a família tendo que usar seu próprio serviço de proteção a testemunha, devido ao vilão que deseja se vingar de Gru. A cidade em que o núcleo busca refúgio é quase muito parecidos com os riquinhos da série da HBO e isso se deve muito com seu roteirista em parceria com Ken Daurio, o roteirista de todos os filmes da franquia até o momento.

A versão dublada é um show a parte. Leandro Hassum segue ótimo com o Gru, talvez até mesmo superando o trabalho de Steve Carell, e Maria Clara Gueiros segue ótima como a Lucy, além de um elenco consagrado de dubladores nacionais.

Pra finalizar, Meu Malvado Favorito 4 pode não ter o mesmo brilho de seus antecessores, mas mostra o esforço da Illumination em manter sua franquia em foco, apostando em time que tá ganhando não se mexe. com diversão, confusões e seu grupo familiar em novas aventuras para esse Malvado mais que Favorito!

Crítica - Meu Malvado Favorito 4
Bom 3
Nota Cinesia 3 de 5
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *