Férias Trocadas | Comédia nacional utiliza o contraste social para fazer rir

Danilo de Oliveira
4 Min de Leitura
Paris Filmes/Reprodução
3 Bom
Crítica - Férias Trocadas

Comédias nacionais sempre tem uma fórmula de bolo pronta, isso eu já falei inúmeras vezes aqui no site.

O gênero mais popular do cinema nacional (principalmente as selo Globo Filmes) costuma entregar sempre as velhas fórmulas pra agradar o público consumidor, aficionados nesse estilo de produção.

Férias Trocadas não é diferente, afinal a comédia estrelada por Edmilson Filho ( de Shaolin do Sertão e Cine Holiudi) entrega todos os clichês típicos do gênero, mas que não deixa de divertir e ser um bom programa para fãs desse estilo de comédia.

Paris Filmes/Reprodução

Na trama,  (Edmilson Filho) é um cara bacana, pai de família, que fica entusiasmado quando ganha numa rifa uma viagem para uma pousada bacaninha na Colômbia: a primeira viagem internacional com sua esposa, Suellen ( Aline Campos), e sua filha  (Klara Castanho). Já no aeroporto, entretanto, a confusão começa quando ele esbarra com Edu (Edmilson Filho), que está viajando para Cartagena com sua esposa, Renata (Carol Castro) e seu filho, o influencer João (Matheus Costa). Só que a família de  acaba sem querer indo parar no hotel top cuja reserva está em nome de Edu, ao passo que Edu e sua família acabam indo parar nas cabanas rústicas no meio de uma ilha isolada que é a reserva do sorteio da rifa. Ao se depararem com realidades completamente diferentes das suas, ambas as famílias precisarão reaprender os valores para aproveitar as férias.

O roteiro de Bia Crespo com Juliana AraripeRicky Hiraoka e Dario Pato constrói uma trama bem humorada sobre contraste sociais, a necessidade de se conectar a natureza e o vislumbre de que é qualquer pessoa ganhar uma viagem de luxo e poder desfrutá-la sem ter que desconfiar que algo está errado.

A troca de vida por alguns dias acaba fazendo com que essas famílias passem a entender melhor uns aos outros e acaba aproximando essas pessoas. Ou seja, o conflito leva os personagens a um crescimento pessoal, principalmente os dois homônimos.

Paris Filmes/Reprodução

Essas temáticas acabam gerando um humor bem orgânico que até foge por alguns momentos o estilo de comédias enlatadas do nosso gênero. Claro que não há nada de muito esmero e profundidade, mas é um ponto muito positivo a ser visto aqui.

O destaque aqui com certeza está no timmng cômico de Edmilson Filho realizando dois personagens bem distintos. Além de não serem parecidos fisicamente, o ator muda o sotaque e os trejeitos de uma forma muito bem feita. Zé não foge muito do estilo de personagem que ele costuma interpretar em seus trabalhos, mas Edu é completamente diferente, um paulista que é o típico riquinho esnobe. Além disso, a química dele com as duas atrizes que interpretam as esposas é ótima.

Apesar das situações do roteiro apresentar uma diversão orgânica e fluida, é importante destacar que os esteriótipos e problemas vêm muito de seus coadjuvantes que não são tão bem aproveitados ou são postos para fazer um humor de qualquer jeito, seja por uns trajetos ou sotaque.

Pra finalizar, Férias Trocadas é diversão descontraída que brinca com temáticas interessantes e que entrega aquilo que o público espera de uma comédia: risos e muitas confusões!

Crítica - Férias Trocadas
Bom 3
Nota Cinesia 3 de 5
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *