E3 2016| EA não empolga e Bethesda se mantem firme em sua conferência

Danilo de Oliveira
6 Min de Leitura

A E3 2016 já começou! A maior feira de games do mundo iniciou nesse domingo(12) com as conferências das Eletronics Art(EA) e a Bethesda que mostraram de seus games para os próximos meses.Vamos conferir o que teve de bom nas apresentações.

O evento começou com a EA tendo que mostrar uma apresentação a altura devido a varias informações vazadas horas antes a conferência.Numa época em que o hype e a empolgação falam mais alto, problemas como este se provaram um duro golpe para a publisher.

Dois dos principais games a serem mostrados – Titanfall 2 FIFA 17 – tiveram suas principais informações divulgadas com menos de três horas antes da conferência. Com pouco tempo para preparar alternativas, a produtora decidiu admitir os vazamentos, publicando os trailers oficiais online. Vince Zampella, diretor da Respawn, fez até uma brincadeira meio sem graça sobre o ocorrido.

Se a atitude honesta é no mínimo louvável, o que sobrou para fazer surpresa aos jogadores não foi tão empolgante, principalmente pela falta de preocupação da produtora em gerar empolgação. A EA insiste em divulgar jogos por meio de vídeos de bastidores que não tem um décimo do hype de um trailer e, no fundo, também acabam não divulgando tanta informação.

Mass Effect: Andromeda que era tanto esperado novas informações e um trailer de respeito foi prejudicado por mais um trailer de bastidores.Até com Star Wars, que consegue empolgar mesmo mostrando pouco(a empresa revelou Star Wars Battefront 2) – os trailers iniciais de O Despertar da Força são o melhor exemplo -, a EA decepcionou.

Talvez por não ter sido tão mais afetado pelos vazamentos, até Battlefield 1 acabou empolgando mais o público, por mostra um trailer de gameplay consistente.Entre as novidades do jogo, estão clima dinâmico e a possibilidade de comandar dirigíveis. O jogo terá uma fase de testes beta aberta, mas sua data ainda não foi anunciada.

FIFA 17 mostrou um inedito modo historia,interessante para um game de esporte,que permitirá a você acompanhar a carreira do jogador Alex Hunter em qualquer clube da Premier League. No mais um trailer com novidades na jogabilidade e mecânica no game.

A EA apostou pesado em disponibilizar os jogos para o público, em um evento separado da E3, mas também precisa lembrar que há uma grande quantidade de fãs que não terão a oportunidade de experimentá-los. Para eles, é o espetáculo que vai mantê-los interessados em seus jogos, e neste ponto, a produtora ficou devendo.

Apesar de o pé no chão ser uma atitude que não engana os jogadores – não há como ser cobrado por algo que você não prometeu – a EA foi displicente ao não saber vender seus jogos novos, principalmente os que ficam para depois de 2016.

Uma Segunda vez firme para a Bethesda

A Bethesda começou a conferência recapitulando tudo que fez em 2015, estreia da produtora em uma conferência na E3.Logo depois, já de cara a empresa revelou seu  maior anúncio na E3 2016 – Quake: Champions.

Só o fato de a Bethesda ter marcado um evento para este ano foi surpreendente, já que muitos imaginavam que a empresa teria feito uma apresentação no ano passado só porque tinha um jogo aguardadíssimo (Fallout 4) na manga. Mas, ao repetir a dose, em 2016, o estúdio mostra ser muito mais do que a casa de Elder Scrolls Fallout e marca de vez seu espaço no clube de publishers como EA Ubisoft, que também realizam grandes eventos na E3.

Mais do que isso, talvez a Bethesda esteja tentando se inspirar em outra grande produtora: a Blizzard. As semelhanças são gritantes: a paixão da comunidade por seus jogos (fãs como a garota cujo grito ensanecido a cada novidade de Elder Scrolls são a maior prova) e propriedades gigantes que conseguem gerar games derivados por si só – caso de Fallout, com o viciante Fallout Shelter, e Elder Scrolls, que tenta pegar o caminho de Warcraft com um MMO (The Elder Scrolls Online) e um jogo de cartas (The Elder Scrolls: Legends).

Só a devoção de uma comunidade apaixonada explica porque há tantas pessoas animadas com a remasterização de Skyrim para PlayStation 4Xbox One, mesmo quando esse tipo de tática de requentar o que já saiu costuma incomodar a maioria dos consumidores.

Revivendo grandes classicos de uma geração old school, a empresa acertou em cheio com Doom, anunciado em 2015 e lançado no mês passado e, pelo visto, Quake: Champions pretende seguir o mesmo caminho – desta vez, mais voltado ao mundo dos eSports.

Por fim, a publisher também decidiu dar mais uma chance a Prey, após cancelar um jogo da franquia em 2014, e encerrou a apresentação com um longo (talvez longo demais) gameplay de Dishonored 2, seu grande jogo para o fim de ano. Em sua segunda vez no grande palco da E3, a Bethesda prova está cada vez mais firme no mercado e consolidada no evento.

E ai o que acharam das conferências? Em breve teremos as apresentações da Microsoft,Ubisoft e Sony. Aguardem que a E3 2016 está começando no Cinesia Geek!

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