Nicolas Cage, famoso por filmes como A Outra Face, Despedida em Las Vegas (que lhe concedeu um Oscar), A Rocha entre tantos outros, está numa vibe excêntrica podemos dizer ultimamente.
Donos de algumas perolas pavorosas na carreira, Cage atualmente tem embarcado em projetos bem loucos e ousados por assim dizer como Mandy, Pig e Willy’s Wonderland: Parque Maldito. O Peso do Talento, comédia de ação que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 12, celebra e homenagear Cage e sua carreira de forma divertida e despretensiosa.
O filme mostra que Nicolas Cage interpreta uma versão dele mesmo, entretanto, que não é biográfico, importante frisar. o ator interpreta a si mesmo, ainda que um pouco menos conhecido e mais underground, vivendo uma fase complicada de sua carreira depois de não conseguir um importante papel. Desiludido, ele aceita a sugestão de seu empresário (Neil Patrick Harris) para aceitar o convite de um bilionário espanhol (Pedro Pascal) que quer Nicolas Cage em seu aniversário. A partir daí, começa uma desventura do ator que é recrutado por um agente da CIA (Tiffany Haddish) para auxiliar em um caso.
O diretor Tom Gormican (Namoro ou Liberdade), que também assina o roteiro ao lado de Kevin Etten, tem dois objetivos bem claros: fazer a gente rir com essa situação absurda entre Nicolas Cage e seu fã máximo, assim como homenagear o ator. Para isso, ele enche a trama com pequenos easter eggs e referências sobre o trabalho do americano como “A Outra Face”, “60 segundos”, “Con Air”, “A Lenda do Tesouro Perdido”, “Motoqueiro Fantasma”, entre outros. O humor com a ação acaba se tornando uma perfeita combinação para mergulhar na louca história!
Na verdade o subtexto é uma grande brincadeira com a vida dos atores de Hollywood. Como são os altos e baixos, como são feitas as negociações de filmes, e claro, mostrando os seres humanos fora da tela.
Cage está de peito aberto para nos divertir durante os quase 110 minutos de projeção e entrega uma atuação solta e mais uma vez despretensiosa que combina totalmente com a pegada do longa. Juntamente com Pedro Pascal que como o seu fã numero 1, a dupla entrega ótimos momentos juntos.
O final apesar de trazer mais ação e tiroteios, é a parte mais fraca por apelar pra alguns clichês convencionais, mas ainda sim não chega a estragar a experiência como um todo.
Se utilizando bem da metalinguagem, O Peso do Talento é uma divertida comédia de ação para celebrar despretensiosamente a carreira de Nicolas Cage.