Lançada em 2012 no canal Gloob, D. P. A. ou Os Detetives do Prédio Azul virou um sucesso logo viraria uma adaptação para os cinemas.
Pegando a vibe que as produções infantis vêm tendo no cinema nacional (vide o fenômeno Turma da Mônica: Laços e sua continuação Lições) o DPA volta em sua terceira aventura mantendo bem suas características que o tornaram um sucesso assim como uma explora uma aventura divertida e até mais madura para a turminha.
O filme conta a história da turma dos quatro detetives (Pippo, Bento, Berenice e Sol) enfrentando uma ameaça ancestral que afeta o querido porteiro Severino (Ronaldo Reis). Do nada, ele se torna uma pessoa do mal que quer afetar as quatro crianças. A partir daí, começa uma corrida para salvar Severino enquanto também fogem de bruxas (Klara Castanho e Alexandra Richter).
Dirigido por Mauro Lima, o realizador consegue se afastar do tom adulto, sério e ousado de suas outras experiências como diretor para abraçar um filme que repete os conhecidos padrões para contar a história de crianças em uma aventura cheia de fantasia. D.P.A. 3: Uma Aventura no Fim do Mundo segue, assim, o bê-á-bá dos outros dois longas, acertando na emoção e na empolgação dessa história. Quem é fã dos outros dois filmes, assim como da série e da peça de teatro, vai novamente se encontrar na telona.
O roteiro de Flávia Lins e Silva, Rêne Belmonte e Mauro Lima balanceia os elementos infantis que construíram o sucesso da série (como as bruxarias suaves, as frases de efeito engraçadinhas e a inversão de responsabilidade entre filhos e pais) com uma pegada mais pré-adolescente, como os interesses em redes sociais e valores estéticos, já que seus protagonistas cresceram, assim como seu publico que os acompanha, mas sem destoar para uma maior seriedade, claro, aqui se tem uma aventura divertida e infantil feita para esses moldes. O roteiro ainda insere novos personagens que garantem a participação especial bem divertidas, como Lázaro Ramos (como um bruxo meio Willy Wonka e Chapeleiro Maluco), Rafael Cardoso (como um piloto meio doido), Alinne Moraes (uma capitã cheia de interesses) e de novo Suely Franco (a querida Vó Berta no retrato).
Com inúmeras referencias a cultura pop, D.P.A 3: Uma Aventura no Fim do Mundo que fará os fãs da turminha saírem felizes do cinema. É uma aventura divertida com boa direção e efeitos que acaba sendo uma agradável e genuína sessão para a criançada.